Carminho canta com Chico Buarque

A fadista portuguesa Carminho chegou esta semana, a 27 de Agosto, ao Rio de Janeiro onde está a gravar duetos com três grandes nomes da música brasileira, Chico Buarque, Milton Nascimento e Nana Caymmi. Estes três temas integrarão a edição especial brasileira do seu segundo álbum Alma.

carolina será a canção interpretada por carminho e chico buarque, cais o nome do dueto com milton nascimento e contrato de separação será a colaboração com nana caymmi. as gravações decorrerão durante esta semana nos estúdios visom, no rio.

o contacto entre a fadista e os músicos brasileiros deu-se em junho deste ano, quando carminho e vinicius moraes se encontraram em lisboa, no concerto de milton nascimento. a cantora portuguesa partilhou com vinicius o desejo de gravar alguns temas no brasil com chico buarque, milton nascimento e nana caymmi. este convite foi prontamente aceite pelos artistas. chico buarque já conhecia e admirava o trabalho de carminho, tendo até colaborado em meu namorado, um dos temas do novo disco da cantora lusa.

não é, contudo, a primeira vez que carmo rebelo de andrade, mais conhecida por carminho, colabora com artistas de renome internacional. o artista espanhol, pablo alborán, também se rendeu aos encantos da jovem cantora, convidando-a para interpretar um dos seus temas ao vivo, em espanha. en acústico tem a participação de carminho no primeiro single perdóname, cujo teledisco foi filmado em lisboa. este tema, gravado em 2011, adquiriu grande popularidade em portugal e espanha e consagrou carminho como a primeira artista portuguesa a chegar a n.º 1 do top espanhol.

apontada como uma das grandes esperanças do fado, desde cedo se interessou pela música, aos onze anos já cantava fado no coliseu dos recreios. em 2005 cantou perante o presidente da turquia e o presidente de portugal, jorge sampaio, recebendo o prémio amália, para revelação feminina do fado.

poucos anos depois, em 2008, representou portugal na expo de saragoça e foi também uma das fadistas convidadas para recriar o mítico espectáculo de amália rodrigues no olympia de paris. no ano passado destacou-se pela sua actuação na sede parisiense da unesco, no âmbito da candidatura do fado a património mundial.

fado, o disco de estreia de carminho, editado em junho de 2009, esteve entre os mais aguardados discos da nova geração de fadistas. fortemente elogiado, este álbum tornou-se num dos mais afamados álbuns de 2009. alcançou o disco de platina e foi considerado, pela revista britânica songlines, o melhor álbum de 2011.

ainda este ano, carminho presenteou-nos com alma, um álbum que inclui inéditos e versões de chico buarque, vinicus de moraes e amália rodrigues. as versões vão buscar material menos recordado, mas igualmente notável.

a edição brasileira de alma tem lançamento previsto para o final do ano, no brasil, altura em que a fadista deverá iniciar uma digressão pelo país. até lá, carminho continuará a encher os palcos com a sua inconfundível e poderosa voz em actuações que passarão por portugal, coreia do sul, frança, alemanha, áustria, suécia e dinamarca.

online@sol.pt