Ronaldo, o melhor de 2013

Cristiano Ronaldo ganharia a Bola de Ouro de 2013 se a atribuição do prémio de melhor jogador do mundo estivesse a cargo de 50 jornalistas que o SOL convidou a votar.

num inquérito à escala global para medir opiniões sobre a mais importante distinção individual no futebol, ronaldo bateu a concorrência por margem confortável, totalizando 187 pontos contra 105 do francês frank ribéry, do bayern munique, e 91 do argentino lionel messei, do barcelona.

tal como na bola de ouro da fifa e da france football, cada votante escolheu os três melhores jogadores de 2013, sendo que o primeiro tem direito a cinco pontos, o segundo a três e o terceiro a um. o jogador do real madrid e capitão da selecção nacional reuniu a maioria das preferências, ao ser nomeado 27 vezes como primeiro classificado, 15 como segundo e sete como terceiro. foi o mais votado em todos os continentes e apenas o romeno costin negraru, do jornal desportivo prosport, o deixou de fora.

a votação oficial, que envolve mais de 500 pessoas – entre seleccionadores, capitães e jornalistas de cada país –, encerrou na semana passada e na segunda-feira a fifa vai divulgar o nome dos três finalistas já com base na pontuação final. o anúncio do vencedor, porém, fica guardado para a gala anual, a 13 de janeiro.

cristiano ronaldo segue à frente nas principais casas de apostas, com messi e ribéry, por esta ordem, a fecharem o pódio. no inquérito do sol, as posições invertem-se: o francês recolheu 12 votos como primeiro classificado, ao passo que o argentino se ficou pelos cinco.

só cinco votam messi como o melhor

vencedor da bola de ouro nos últimos quatro anos, messi só foi escolhido em primeiro lugar por jornalistas do gana, coreia do sul, chile, argentina e pelo espanhol santiago nolla, director do mundo deportivo, da catalunha.

tal como ribéry, o craque do barcelona foi ignorado por 17 dos 50 jornalistas que aceitaram o desafio do sol.

à imagem do que acontece na votação da fifa e da france football, também salta à vista a ligação afectiva entre compatriotas: os jornalistas franceses elegeram ribéry, os portugueses ronaldo e os holandeses robben – e há ainda um colombiano que se lembrou de james rodríguez. quem destoa desta lógica é o argentino leonardo bruno, do desportivo olé, que opta por ribéry em vez de messi.

mas o nome mais consensual em 2013 é, de longe, cristiano ronaldo. da américa à oceânia, passando por europa, áfrica e ásia, o português convenceu com as seus golos (leva 67 em 56 jogos) e exibições, com destaque para a que pôs portugal no mundial do brasil, frente à suécia, e ‘obrigou’ a fifa a alargar o prazo da votação.

a propósito desta decisão polémica, michel platini, presidente da uefa, afirmou esta semana ao desportivo espanhol as que “talvez a fifa o tenha feito para favorecer cristiano”, acrescentando que “a escolha deste ano é a mais difícil da história da bola de ouro”.

entre os 50 jornalistas que participaram no inquérito do sol, não é essa a ideia que passa: ronaldo, já vencedor em 2008, deve ser premiado pela segunda vez. fora do pódio, mas com direito a votos, ficam ibrahimovic (30 pontos), robben (14), muller (7), james (3), yaya touré (3), neymar (2) e iniesta, ramsey, lahm, van persie, diego costa, ozil, aguero e valdés, todos com um. o último, guarda-redes do barça, foi escolhido por óscar campillo madrigal, director da marca, jornal com fortes ligação ao real madrid.

rui.antunes@sol.pt e hugo.alegre@sol.pt