Helicóptero acidentado em Monchique era novo

A proprietária do helicóptero que hoje se despenhou em Monchique informou que o aparelho foi adquirido novo para vistoriar cabos de média e alta tensão, missão em que a empresa já cumpriu mais de dez mil horas de voo.

o acidente aconteceu hoje ao início da tarde numa zona de difícil acesso, em vale de água, causando um morto e dois feridos, no âmbito de um serviço que a tripulação prestava à edp, mas as causas exactas ainda não são conhecidas, segundo disse à lusa o comandante operacional distrital.

em comunicado, a heliportugal adiantou que o helicóptero acidentado é do modelo ec120 colibri e que foi adquirido novo à eurocopter “especialmente para esta missão de vistoria de cabos de média e alta tensão”, missão que a empresa assegura “há mais de dez anos, com mais de dez mil horas de voo”.

a empresa, que afirma ser a única em portugal a realizar este trabalho, lamentou o acidente e acrescentou estar a colaborar com as autoridades para tentar apurar as causas do acidente.

fonte da unidade de portimão do centro hospitalar do algarve (cha) confirmou à agência lusa a entrada de um dos feridos no acidente no serviço de urgências.

as causas da queda do aparelho deverão agora ser investigadas por inspectores do instituto nacional da aviação civil (inac).

o alerta foi dado por trabalhadores que estavam no local e procediam ao corte de madeiras.

lusa/sol