Century 21 cresce 14% apesar da crise

A Century 21 Portugal alcançou em 2013 os melhores resultados de sempre, que atingiram uma facturação de 11,5 milhões de euros, uma subida de 14% face aos 10,1 milhões de euros de 2012. Até Dezembro do ano passado, a empresa realizou mais de 5.200 transacções de venda de imóveis (mais 6%). Já o volume de…

Ricardo Sousa, administrador da Century 21 Portugal, revelou ao SOL que estes resultados são a resposta à capacidade que a rede teve de ajustar a sua estratégia às tendências do mercado. «Focámo-nos no mercado internacional com os Golden Visa e os incentivos a residentes não habituais, na procura de buy-to-let de pequenos investidores que desviaram as suas poupanças, e tirámos também partido do aumento da procura dos serviços de mediação», explicou.

Em 2013, o preço médio de venda de imóveis na rede Century 21 Portugal situou-se nos 100 mil euros, contra a média de 85 mil euros em 2012. Já no sector de arrendamento de imóveis, o valor médio situou-se nos 500 euros, um aumento de 25% face a menos de 400 euros do ano anterior. O arrendamento de imóveis foi responsável por cerca de 49% das transacções realizadas pela rede.

O ano de 2013 foi ainda marcado pela abertura de onze novas lojas na rede nacional e as restantes registaram um crescimento médio da ordem dos 25%. Registou-se igualmente uma média de crescimento de 5% no número de angariadores e de 10% na sua produtividade. A média por angariador fixou-se em 3.386 euros/mês.

Novos segmentos em 2014

Para 2014, a Century 21 Portugal espera desenvolver novos segmentos de negócio e áreas de focalização – mercado de luxo, mercados internacionais, imóveis não residenciais e segmento dos imóveis da banca -, que irão contar com equipas especializadas, canais de comunicação, metodologias e instrumentos próprios.

A expansão da rede em Portugal continua a ser uma linha estratégica, que está agora em fase de consolidação na zona Norte e no Grande Porto. Uma pesquisa económica da Standard & Poor’s antecipa que o mercado residencial europeu pode estar a caminho da recuperação. «Portugal é um dos países que vai contribuir positivamente para esta orientação, com o Reino Unido a liderar a tendência positiva», assegura Ricardo Sousa.

A concessão do mercado espanhol, atribuída à equipa de administração da Century 21 Portugal, registou também desenvolvimentos em 2013. Neste momento, tem já operações em Barcelona, com uma rede global de 17 lojas, e 2014 marcará a entrada da marca em Madrid, fundamental para consolidar a expansão.

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