Por Aqueles em perigo
De Paul Wright, com George MacKay e Kate Dickie
Aaron, um jovem escocês ainda atacado de acne, estreia-se nas artes da pesca, mas regressa sozinho à aldeia. O irmão e outros pescadores desaparecem no naufrágio. O sobrevivente não se lembra do que se passou e a população trata-o como se fosse culpado pela tragédia. Na sua mente, apenas a história que a mãe lhe contava quando era criança sobre um demónio marinho e a vontade inabalável e irracional de regressar ao mar para resgatar o irmão – enquanto a mãe e a aldeia testemunham o maelstrom mental de Aaron. Poderosa estreia de Paul Wright, que também escreveu o argumento, com interpretações a condizer.
[YouTube:huiu5N4YqKM]
Prince Avalanche
De David Gordon Green, com Paul Rudd e Emile Hirsch
Nem a produção independente norte-americana escapa à febre dos remakes. Prince Avalanche é a adaptação para um Texas pós-incêndios florestais do islandês Á Annan Veg, de 2011, em que dois trabalhadores da manutenção de estradas com personalidades opostas lutam contra o isolamento e a monotonia do trabalho – sinalização do asfalto – e partilham as suas desventuras sentimentais. Gordon Green regressa ao circuito indie após dois passos em falso, revelando um até agora banal actor de comédias, Paul Rudd, e conjugando de forma hábil as paisagens com uma banda sonora que é qualquer coisa, assinada pelos Explosions in the Sky. Entre o drama e a comédia, falta porém um golpe de asa para dar profundidade à película.
[YouTube:gJGEu268KvI]
Tropicália
De Marcelo Machado, com Gilberto Gil e Caetano Veloso
O documentário começa com um excerto de um Zip-Zip, no qual Carlos Cruz e Raul Solnado entrevistam Gilberto Gil e Caetano Veloso. Solnado desafia o irmão de Maria Bethânia a explicar a um inglês que estivesse na plateia o que era o tropicalismo. E é isso que Tropicália faz – não só para inglês ver (e ouvir), mas para todos os interessados na música popular brasileira e naquele período histórico, segunda metade dos anos 60, dominado pelos militares. Socorrendo-se das imagens de época, Marcelo Machado ouve os músicos já citados, mas também Tom Zé ou Rita Lee. Didáctico e interessante q.b.
Sinal dos tempos, tal como Por Aqueles em Perigo, Tropicália estreia-se em simultâneo em sala de cinema e também nos videoclubes dos operadores de TV. E a partir de dia 28 está à venda em DVD.
[YouTube:SS8uhFa0MYg]