França propõe adopção de padres

Uma campanha online lançada por seis bispos da Normandia, no Noroeste francês, propõe a adopção de padres para angariar fundos para a Igreja Católica. À semelhança do site de encontros adopteunmec.com (adopta um rapaz), os franceses criaram adopteuncure.com (adopte um padre).

O vídeo da campanha – com um actor a fazer de padre – apela aos sentidos. “Impossível resistir a este olhar dinâmico, esta disponibilidade a todo o instante, esta fé inabalável”, diz uma voz feminina que parece descrever o homem de batina. “Aproveite um ouvido atento, desprovido de qualquer juízo, e uma fonte de serenidade que anuncia boas novas”, continua. O “produto 100% divino” (assim é vendido) pode fazer eco junto dos mais jovens: “As dioceses queriam rejuvenescer a imagem da colecta anual da Igreja tendo como alvo as pessoas dos 18 aos 40 anos”, disse o bispo adjunto de Calvados ao Le Point.

Com ofertas promocionais – como o ‘padre na reforma ainda muito activo’, a preço de saldo com 50% de desconto, ou os ‘jovens seminaristas’ – para atiçar a curiosidade, a ideia é o adoptante contribuir monetariamente para a instituição católica e ajudar nos custos de formação, na actividade dos padres, nos transportes, meios de comunicação e remuneração. Assim, por exemplo, 10 euros podem pagar uma refeição do padre adoptado, 50 euros revertem para a roupa dele e 130 euros para um dia de formação.

Na Normandia, cerca de dois terços dos 3,4 milhões de habitantes afirmam-se católicos. No entanto, cifram-se em apenas 80 mil os que doam dinheiro à Igreja.

ana.c.camara@sol.pt