Carlos do Carmo, a celebrar 50 anos de carreira, vai receber um Lifetime Achivement Grammy, que distingue carreiras de referência no panorama internacional, sendo o primeiro artista português a receber este prémio.
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, sublinha que "Carlos do Carmo é um dos artistas a quem Lisboa e Portugal mais devem".
"Este prémio enche ainda mais de orgulho a cidade, os lisboetas e todos os que gostam de Carlos de Carmo, da sua música, da sua voz e do seu fado", sublinha o autarca.
António Costa adianta que projecção internacional do fadista "contribuiu decisivamente para prestigiar" a cultura portuguesa e para "dar ao fado as possibilidades e os meios de uma afirmação mundial que culminou com a sua classificação pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade".
"A candidatura foi apresentada e conduzida pela Câmara Municipal de Lisboa e de que ele foi e é um grande, enérgico, incansável e insubstituível embaixador", acrescenta,
António Costa observa que é a primeira vez que um artista português é agraciado com um 'Grammy' que distingue "figuras lendárias da música mundial, cujo legado engrandece o património cultural universal".
"Depois da consagração pela UNESCO, esta consagração pela indústria discográfica é um novo e decisivo contributo para a internacionalização do fado e de todos os seus artistas", sublinha.
O galardão, que será entregue no dia 19 de Novembro no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada, distingue as carreiras que constituíram contribuições criativas de excepcional importância artística.
"O 'Board of Trustees' da Latin Academy of Recording Arts and Sciences [LARAS] decidiu, por unanimidade, atribuir a Carlos do Carmo o "'Lifetime Achievement Award', galardão que distingue a obra das grandes referências do panorama musical internacional", indica a produtora do fadista.
Em comunicado, a academia norte-americana considera Carlos do Carmo "um dos maiores fadistas do seu tempo", referindo que é filho da "lendária fadista Lucília do Carmo, que teve um papel importante na sua carreira, que se prolonga há mais de 50 anos".
A academia aponta Carlos do Carmo como uma das "mais emblemáticas vozes da música portuguesa".
Lusa/SOL