Cervejeira Bud paga meio milhão para fazer festa em cidade do Colorado

Depois de uma semana de polémica, audiências e protestos, o Conselho Municipal de Crested Butte, uma pequena cidade do Colorado, nos Estados Unidos, manteve a autorização à Bud Light para fazer a sua festa de três dias. Mas só depois de a cervejeira duplicar o valor inicial de compensação à cidade, de 250 mil para…

Três dias de confusão e barulho numa cidade com apenas 1.500 habitantes valem 500 mil dólares (380 mil euros)? O Conselho Municipal de Crested Butte entendeu que sim esta quinta-feira à noite. Permite que a cidade se passe a chamar ‘WhateverUSA’ entre 5 e 7 de Setembro, para uma megafesta, campanha de marketing e filmagens da marca de cervejas Bud Light, detida pela gigante mundial Anheuser-Busch Inbev.

A festa, que vai levar à pequena cidade de montanha do Colorado 1.000 vencedores de um concurso (inscreveram-se mais de 100 mil pessoas), mais convidados, responsáveis da empresa e equipa da organização, chegou a estar ameaçada quando alguns habitantes perceberam que era nas suas ruas que ia acontecer o evento cuja localização era secreta. Protestaram, queixaram-se ao Conselho Municipal por ter dado a autorização sem consultar a população, e acabaram por conseguir uma semana de debate público antes de uma nova decisão.

A Bud Light, para ajudar a convencer os responsáveis de Crested Butte, chegou-se à frente e duplicou o valor inicial de compensação, de 190 mil para 380 mil euros. A festa vai mesmo acontecer, mas há quem defenda que a compensação podia ser muito maior, uma vez que toda a estratégia estava já montada e que a empresa é uma das maiores do mundo. 380 mil euros são apenas uma gota no orçamento de marketing da Bud. 

emanuel.costa@sol.pt