PS: 22 mil fichas no último dia e Porto no topo

Porto, Lisboa e Setúbal valem mais de metade das inscrições de simpatizantes nas primárias do PS, marcadas para dia 28: são mais de 80 mil, para um total de 150 mil. Costistas e seguristas divergem na análise de quem está em vantagem, mas nestes três distritos António Costa fica previsivelmente à frente. 

Há três semanas, nas eleições federativas, o costista Marcos Perestrello teve 81% dos votos dos militantes em Lisboa, uma votação que será maior do que a influência de Costa nas primárias, mas reflectirá uma vantagem na capital que os seguristas ouvidos pelo SOL não contestam. 

Em Setúbal, a directora de campanha de Costa, Ana Catarina Santos, levou a melhor, com 60% dos votos, e o distrito saltou para o terceiro lugar no topo dos inscritos para as primárias. Mais um sinal de vantagem de Costa. 

O Porto era a principal esperança de Seguro em equilibrar o os simpatizantes. “As inscrições em papel são mais do que as online e o Porto passou Lisboa em número de inscritos”, congratula-se um elemento da campanha do actual líder do PS. Mas do lado de Costa contrapõe-se que o Porto, ainda que seja mais segurista, não reflecte uma predominância de Seguro idêntica à que Costa tem na capital.

Costa admite ganhar a Seguro em todos os distritos

Tudo somado, o presidente da Câmara de Lisboa confia até que pode ganhar em todos os distritos. Na 'análise fina' das inscrições, além da extrapolação dos resultados das federações para o número de militante inscritos, há que reparar na divisão papel/online. Nos últimos dias, chegou ao Rato uma avalanche de fichas, algumas guardadas nas sedes há algum tempo, para surpreender o adversário. “Só no último dia entraram 22 mil inscrições em papel”, diz ao SOL o responsável pela organização eleitoral, Jorge Coelho.  O prazo acabou há oito dias, mas esta semana ainda entraram, com data validada de correio, mais sete mil fichas.

Mas a soma final ainda dá prevalência (por mais 10 mil inscrições) ao online. “As inscrições online foram mais por impulso, de pessoas que não estão ligadas ao PS e querem, maioritariamente, eleger Costa”, avalia um socialista ligado ao processo eleitoral. 

Outro elemento de análise é verificar as inscrições por concelho. No Porto, esfriam-se os ânimos seguristas, pois em concelhias mais ligadas a Costa, como Matosinhos ou Gaia, há um número elevado de participação. Em Setúbal, o bastião costista de Almada é a concelhia que mais inscritos tem. Como sempre, quando Costa leva vantagem, são as inscrições online que preponderam. 

Outra conclusão a retirar é a pouca dimensão das inscrições na maioria dos distritos 'seguristas': Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Santarém e Baixo Alentejo valem apenas 20 mil votos (13% do universo eleitoral). Coimbra acrescenta 7.000. Apenas nesta última o online, de tendência mais costista, ultrapassa as inscrições em papel, característica da marca de Seguro nestas primárias. 

manuel.a.magalhaes@sol.pt