Idoso gravemente ferido após explosão em Gaia

Uma explosão seguida de incêndio numa habitação no centro de Gaia provocou esta manhã ferimentos graves num octogenário, com queimaduras em mais de 70% do corpo, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores daquela cidade.    

Idoso gravemente ferido após explosão em Gaia

Segundo a fonte, a explosão ocorreu pelas 09h40 e terá sido provocada por uma fuga de gás, tendo os bombeiros encontrado a vítima – um idoso com mais de 80 anos – "já na rua deitado".

Apesar de estar "consciente e colaborante", a vítima sofreu "queimaduras nos membros, no rosto e na parte abdominal", tendo sido assistida no local por uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e posteriormente transportada para o Hospital Santos Silva, em Gaia.

De acordo com os Sapadores, a explosão e posterior incêndio ocorreram na cave de um edifício com três andares e várias habitações, mas danificou apenas esta "muito pequena" divisória da casa, onde existe uma cozinha e uma sala.

Apesar de no edifício habitarem várias famílias, a fonte disse não ter sido necessário evacuá-lo, já que as chamas ficaram confinadas à cave.

Ao local acorreram os Bombeiros Sapadores de Gaia e os Voluntários de Coimbrões, com um total de 15 homens, duas viaturas de combate a incêndio, uma auto-escada e uma ambulância.

Lusa/SOL