Segundo o último balanço da Direcção-geral de Saúde (DGS) há 302 pessoas infectadas com legionella, todas com relação ao surto de Vila Franca de Xira.
Na lista dos surtos com mais casos da doença do legionário disponível no site do ECDC surge, em primeiro lugar, o caso de Barrow, no Reino Unido, que atingiu 494 pessoas em 2002, tendo como foco um sistema de ar condicionado.
Segue-se um surto ocorrido em Múrcia, Espanha, em 2001, que registou 449 casos, com a fonte de contaminação a ser uma torre de refrigeração de um hospital.
A partir de agora, o surto na zona de Vila Franca de Xira, ainda com origem desconhecida, passa a estar no terceiro lugar da lista dos surtos de legionella com mais pessoas doentes.
Até aqui, estava em terceiro lugar um surto em Miyazaki, no Japão, que em 2002 infectou 295 pessoas num balneário público.
A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detectada na sexta-feira, dia 7 de Novembro, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado até hoje 302 casos de infecção, havendo cinco casos de mortes confirmadas e quatro óbitos em investigação.
A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
Lusa/SOL