A vingança serve-se fria

Em 2004, Cavaco Silva publicou no Expresso, de que eu era director, um artigo que me entregou pessoalmente a mim e se revelaria bombástico. Era sobre a boa moeda e a má moeda, e pretendia ser uma metáfora ao Governo de Santana Lopes. Dizia Cavaco que, em períodos de crise, a boa moeda tende a…

 

Pois bem. Hoje, no Correio da Manhã, Santana Lopes escreve um enigmático artigo onde faz um paralelo entre o futebol e a política, perguntando quem paga os erros dos árbitros. Isto a propósito dos custos para o Sporting de erros de arbitragem que o podem afastar da Champions.

À primeira vista, o texto é incompreensível. Mas uma foto de Cavaco Silva ajuda a descodificá-lo. Em linguagem cifrada, Santana quer dizer: quem paga os prejuízos que Cavaco impôs ao país quando escreveu esse artigo no Expresso (que acabaria por ser importante para afastar Santana Lopes do cargo de primeiro-ministro)?.

Recorde-se que, na sequência da demissão de Santana, subiu ao poder José Sócrates. Portanto, Santana Lopes quer dizer: Cavaco contribuiu decisivamente para levar Sócrates ao poder. Agora que ele está preso, quem paga o prejuízo que esse gesto de Cavaco Silva causou ao país?

A vingança serve-se fria.

Acontece que poucos leitores do Correio da Manhã compreenderão o alcance do texto.

jas@sol.pt