Japão: 300 passageiros retidos em comboio devido a nevão

Cerca de 300 passageiros estavam esta manhã retidos há várias horas num comboio em Yamagata, no nordeste do Japão, devido à queda de árvores nas linhas férreas na sequência de um forte nevão.

De acordo com a estão televisiva NHK, o comboio partiu de Yamagata às 07:15 (22:15 de terça-feira em Lisboa) com destino a Sendai, mas parou 25 minutos depois perto da estação de Yamadera, onde permanecia esta manhã.

A interrupção foi causada por um corte de energia provocado pela queda de árvores sobre as linhas eléctricas, que também impediu a passagem do comboio, segundo o porta-voz da ferroviária JR East.

Os cerca de 300 passageiros encontravam-se bem de saúde e continuavam dentro do comboio já que não era possível, a partir daquela zona, aceder à rua.

A companhia ferroviária previa esta manhã que o comboio possa retomar a marcha durante a tarde. Até lá, os funcionários contavam distribuir alimentos e bebidas quentes aos passageiros.

Nos últimos dias, esta zona montanhosa do Japão tem sido atingida por fortes nevões, com a neve a atingir uma altura de 50 centímetros. 

Lusa/SOL