O acidente aconteceu esta terça-feira em Stafford Township, às 10h32 locais, mais cinco horas em Lisboa, e as imagens falam por si. O carro da Polícia está parado na rua a algumas dezenas de metros da casa e vêem-se pessoas ao longe também na estrada. De repente dá-se uma explosão violenta, como se um míssil tivesse atingido o local, e pedaços da casa, alguns de grandes dimensões, voam por todos os lados atingindo pessoas, carros e outros edifícios.
As duas vítimas mais graves são trabalhadores da companhia de gás que estavam a tentar resolver a fuga. Encontravam-se naquele momento a menos de sete metros do ‘epicentro’ da explosão. A maior parte das outras 13 vítimas também ficaram feridas com gravidade e só uma pessoa teve alta do hospital até à noite.
A Polícia tinha recebido um alerta para a fuga de gás na casa em obras apenas uma hora e meia antes, mas os agentes ainda conseguiram evacuar cerca de 75 casa à volta do local. A explosão acabou por atingir algumas dessas casas evacuadas antes, pelo que a tragédia poderia ter sido bem maior.