Em Braga, para a inauguração das novas instalações da empresa de software Primavera, Pedro Passos Coelho realçou a importância de uma máquina fiscal desenvolvida para que o Estado tenha "condições e recursos" para responder aos problemas do país.
"Hoje a eficácia da nossa máquina fiscal deve-se, evidentemente, à forma como os nossos trabalhadores públicos na área fiscal tem conseguido dar prestígio à Autoridade Tributária e Aduaneira. Isso é muito importante e permitam-me que faça esse sublinhado em particular numa altura em que tanto se tem questionado o comportamento da Autoridade Tributaria e Aduaneira", afirmou Pedro Passos Coelho.
A actuação da ATA tem sido "questionada" depois de denunciada a existência de uma lista de contribuintes 'VIP', negada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, mas que entretanto levou à demissão do responsável pela ATA, Brigas Afonso.
Segundo o chefe do Governo, Portugal deve "em grande medida" aos trabalhadores do fisco o facto de ter uma ATA "moderna e eficiente".
Passos Coelho referiu ainda a importância de ter uma máquina fiscal eficaz para a condução dos destinos de um país.
"Nós temos, de facto, um sistema bastante desenvolvido e não esqueçam que há países hoje que enfrentam dificuldades muito sérias e muito graves, porque também não conseguem responder pela sua máquina fiscal e é muito fácil exigir muito ao Estado e muito difícil que o Estado tenha condições e recursos para responder a essas solicitações se não tiver uma máquina fiscal minimamente eficaz", explicou.
Lusa/SOL