Grécia: Eurogrupo pede “mais esforços” para haver acordo

O Eurogrupo disse hoje que houve progressos nas negociações entre os credores e a Grécia, mas considerou que “mais tempo e esforço” são precisos em várias matérias para se chegar a um acordo alargado.

No comunicado do Eurogrupo sobre a Grécia, hoje divulgado, os ministros das Finanças da zona euro que hoje se reuniram em Bruxelas saudaram os "progressos alcançados até agora", referindo sobretudo as melhorias existentes nos procedimentos de trabalho ao nível técnico, o que consideram que "tem contribuído para uma discussão mais substancial".

No entanto, refere a nota, ainda é preciso "mais tempo e esforço para colmatar as divergências que permanecem".

Segundo as informações conhecidas, as divergências dizem respeito sobretudo a medidas relacionadas com as pensões, o mercado laboral e as privatizações.

Desde Fevereiro que o chamado Grupo de Bruxelas – que junta a Grécia e as instituições que formavam a 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) – está em discussões sobre reformas a serem adoptadas pelo país que permitam ultrapassar o impasse e transferir para os cofres gregos a última tranche do actual programa de resgate, cuja parcela ascende a 7,2 mil milhões de euros.

Lusa/SOL