Libertar a mente em prol da diversão

Mal da criança ou do adolescente que sabe, literalmente, o que significa a palavra stress. Maleita de adultos, é a grande parte deles que se destinam um sem número de actividades que ensinam a gerir as exigências do dia-a-dia para não se ‘dar em louco’. Mas, por que não, aprender desde pequeno a usar o…

Unindo duas temáticas actualmente presentes no Pavilhão do Conhecimento – a da saúde mental, com a exposição Loucamente (patente até Setembro) e o projecto europeu sobre percepção cognitiva NERRI (Neuro-Enhancement Responsible Research and Innovation), do qual são parceiros -, a instituição dedica o dia de amanhã a um programa intenso de eventos ligados ao funcionamento do cérebro e ao nosso bem-estar, intitulado AltaMente.

O dia começa logo pela fresca, às 8h30, com uma corrida de 5 quilómetros ao longo do Parque das Nações, em Lisboa, e prossegue ao ritmo do Passeio de Bicicleta a Qualquer Escola, roteiro que quer mostrar que é possível reduzir a ‘loucura’ do meio rodoviário, levando-se as crianças para a escola em duas rodas.

Tal como estas acções, ao longo do dia há outras tantas que convidam a família inteira a participar, nomeadamente (como o nome indica) os Jogos em Família, actividade que mistura desafios físicos e mentais (ao 12h30); o Lindy Hop, um tipo de dança que surgiu há quase um século em Nova Iorque e que surge aqui para mostrar que a dança liberta a mente e dinamiza o corpo (às 15h); ou o Ioga do Riso,  método criado pelo médico indiano Madan Kataria, que concluiu que uma boa gargalhada ajuda o ânimo do corpo e da alma (às 16h).

Atravessando várias gerações, a actividade pensada para os participantes mais novos de todos realiza-se às 11h30, com a Banda Sinfónica da PSP a criar um concerto para bebés. Mas para quem já não gatinha há muito e está, aliás, prestes a abandonar a infância, preparando-se para começar a lidar com o mundo complexo das hormonas, pode espreitar, às 14h30, a sessão de Mindfulness (consciência plena), destinada a maiores de 14 anos, que visa ensinar a auto-regular as emoções de modo a saber-se lidar com as ansiedades próprias da adolescência.

Apesar de serem todas de entrada gratuita, há, porém, algumas actividades que requerem marcação prévia, como se pode consultar no programa AltaMente, disponível na página do Pavilhão do Conhecimento. Em contraponto, para que todos possam participar, há também diversões disponíveis a qualquer hora do dia e que prometem muita adesão: a reprodução dos jogos tradicionais que animavam as famílias portuguesas no século XIX, como o chinquilho, as argolas, os passeios de burro ou a renda de bilros. Se este não é um programa altamente, não sabemos qual será.

Cosmética para bebés

A Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto (EMAC) organiza, amanhã, um workshop dedicado à cosmética natural para mães e bebés. O curso, que tem o preço de 40€ por pessoa, vai ensinar a fazer produtos caseiros, como a produção de um creme para as mudas de fralda e um de hidratação pós-banho. Serão ainda aplicadas técnicas de relaxamento para o bebé que, segundo a organização, promovem o equilíbrio físico, emocional e energético da criança, bem como o alívio das cólicas, alongamento dos músculos, aperfeiçoamento da respiração e regulador do sono.

Peter Pan em Sintra

Durante todo o Verão, os Jardins da Quinta da Regaleira recebem aos sábados (às 16h) e domingos (às 11h e às 16H) o espectáculo Peter Pan, destinado aos mais novos. Com produção do bYfurcação Teatro, a peça revisita a famosa história do menino que vivia na Terra do Nunca e não queria crescer. As suas aventuras, ao lado dos Meninos Perdidos, da fada Sininho e do Capitão Gancho podem ser vistas até Outubro, pelo preço de 7€ cada entrada.

Pessoa para Crianças

Ao longo dos meses de Julho e Agosto, o Serviço Educativo da Casa Fernando Pessoa preparou um programa apelativo para os mais novos em torno da obra do poeta. Amanhã, a ilustradora Mafalda Milhões conta histórias com papéis e muitas cores. Entre terça-feira e dia 31, a oficina Trepadeiras de Papel vai permitir descobrir o Jardim da Estrela através das suas árvores e folhas. Já em Agosto, entre os dias 20 e 24, a oficina O Meu Amigo Imaginário Foi Filmado!, da Zero em Comportamento, explora o universo da heteronímia de Pessoa através da concepção e caracterização de personagens, construção de histórias e de cenários.

alexandra.ho@sol.pt