"Senhor primeiro-ministro: Desejo com estas linhas fazer-lhe chegar a minha cordial felicitação pela sua designação à frente do Governo de Portugal, essa querida nação irmã", começa por escrever Mariano Rajoy, num telegrama cujo conteúdo foi divulgado pelo executivo espanhol.
O chefe do Governo espanhol (PP, direita) acrescenta que espera que sob o mandato de António Costa "as exemplares e privilegiadas relações" entre os dois países "mantenham uma intensidade positiva e mutuamente benéfica", tanto "no quadro bilateral como no contexto europeu e internacional", especialmente num momento "tão crucial" para "os dois países, para a Europa e para a Comunidade Internacional".
Rajoy, cujo partido pertence à mesma família política do PSD, felicitou Pedro Passos Coelho pela vitória da coligação Portugal à Frente nas eleições legislativas de 04 de outubro, mas num tom mais familiar, referindo-se a Passos como "querido primeiro-ministro, querido Pedro".
"Querido Primeiro-Ministro, querido Pedro (…) os meus mais sinceros parabéns pela vitória que a coligação governamental conseguiu nas eleições gerais portuguesas", escreveu o presidente do Governo espanhol a 05 de outubro.
Espanha vai a votos para as eleições gerais (o equivalente às legislativas em Portugal) a 20 de dezembro, para as quais as sondagens indicam que o PP de Mariano Rajoy poderá ganhar, mas sem maioria absoluta, abrindo assim caminho a acordos pós-eleitorais da esquerda (PSOE e Podemos), da direita (PP e Ciudadanos) ou, mais improvável, mistos (PSOE e Ciudadanos).
Lusa/SOL