5 razões para passar tempo sozinho

A maioria das pessoas tem tendência para se rodear de pessoas: Ir jantar fora com os amigos, fazer um programa com amigos ou socializar com colegas de trabalho depois da hora de saída.

No entanto, existem várias razões para passarmos algum tempo sozinhos, sem namorados, amigos, pais e irmãos, lê-se no Huffington Post.

Aqui estão elas:

Continua a ser divertido

Segundo um estudo realizado por professores das Universidades de Maryland e Georgetown, divertimo-nos tanto a realizar actividades sozinhos quanto se as praticássemos em grupo. Só nos começamos a sentir ‘em baixo’ quando pensamos no que os outros pensam de nós e como encaram o facto de estarmos sozinhos. Em relação às actividades em si, a diversão está garantida.

Tornamo-nos mais criativos

Arranjamos as melhores ideias quando estamos sozinhos. “Décadas de investigação mostram que fazer um brainstorming em grupo desencadeia menos ideias do que reflectir sozinho”, explica Keith Sawyer, psicólogo da Universidade de Washington, ao Washington Post.

Conhecemos pessoas novas

Para além de nos divertirmos, fazer uma das nossas actividades preferidas quando estamos sozinhos pode ajudar-nos a conhecer pessoas novas e interessantes. Isto porque provavelmente vamos conhecê-las a desempenhar essas mesmas actividades das quais gostamos, o que pode ser um indicador de uma compatibilidade, explica Rebeca Ratner, professor da Universidade do Maryland.

Ajuda a combater a depressão

Principalmente no caso dos adolescentes, revela um estudo realizado em 1997. “Os adolescentes, que passam bastante tempo sozinhos, acabavam por se ajustar melhor do que aqueles que passam pouco tempo sozinhos”, revelou o especialista em desenvolvimento emocional e autor do estudo Reed W. Larson.

Ajuda a ‘limpar’ a mente

O nosso cérebro precisa de descansar e ‘recarregar’ baterias para funcionar como deve ser. “Estar constantemente ‘on’ não deixa o seu cérebro repousar”, disse a psicóloga Sherrie Bourg Carter ao site Psychology Today. “Ser você mesmo sem distracções dá-lhe a oportunidade de ‘limpar’ a mente, concentrar-se e pensar de uma forma mais clara”, acrescenta.

Para ler o artigo original, clique aqui