O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado esta quinta-feira dando conta de um alerta vermelho devido à passagem da tempestade tropical Alex em furacão de categoria 1,nos grupos central e oriental dos Açores.
De acordo com as previsões do IPMA,as rajadas de vento no grupo central poderão atingir os 170 km/h e registar ondas de 10 a 12 metros, "podendo a onda máxima atingir os 18 metros". No grupo Oriental, as rajadas serão da ordem dos 130 km/h e as ondas de seis a oito metros.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) já emitiu um alerta para a possibilidade de enxurrada, inundações e derrocadas.
Para minimizar o impacto do furacão, o Serviço Regional recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.