Quatro sinais de que tem uma dependência

Só bebe uma ou duas bebidas alcoólicas depois do trabalho para descontrair, consome drogas leves apenas para dormir melhor ou toma ansiolíticos para enfrentar o dia de trabalho. Tem a certeza de que não tem uma dependência? Confira estes sinais.

Considera-se uma pessoa dependente quando o corpo e o cérebro se habituaram a uma substância ao ponto de esta controlar a sua vida e o seu consumo ser compulsivo. As alterações físicas de uma pessoa viciada fazem cm que a sua tolerância à substância aumente, fazendo com que vá precisando de mais quantidade.

Se não tem a certeza se está dependente ou se continua em negação, mesmo com a família e os amigos a dar o alerta, responda para si a estas questões elaboradas pelo site Everyday Health:

  • Gostava de conseguir cortar com o consumo da substância em causa?
  • Fica muito irritado e exaltado quando os seus amigos/família apontam críticas ao seu padrão de consumo?
  • Costuma sentir-se culpado ou envergonhado por consumir?
  • Sente que precisa de consumir álcool ou outra substância para enfrentar determinadas situações ou para se sentir estável?

Se respondeu sim a pelo menos mais de uma destas perguntas, é muito provável que esteja a enfrentar um problema de dependência. E por isso deve procurar ajuda.

Reconhecer que tem o problema é o primeiro passo para conseguir ajuda. Deve falar com o seu médico assistente ou outro com quem sinta confiança e que o possa encaminhar para um tratamento. Pensar que resolve o problema sozinho e ter o pensamento de que pára quando quiser pode levar a várias tentativas falhadas e ao desânimo devido às recaídas.Com o acompanhamento adequado pode livrar-se do vício e voltar a ter uma vida sem o condicionamento das drogas ou álcool.