Considera-se uma pessoa dependente quando o corpo e o cérebro se habituaram a uma substância ao ponto de esta controlar a sua vida e o seu consumo ser compulsivo. As alterações físicas de uma pessoa viciada fazem cm que a sua tolerância à substância aumente, fazendo com que vá precisando de mais quantidade.
Se não tem a certeza se está dependente ou se continua em negação, mesmo com a família e os amigos a dar o alerta, responda para si a estas questões elaboradas pelo site Everyday Health:
- Gostava de conseguir cortar com o consumo da substância em causa?
- Fica muito irritado e exaltado quando os seus amigos/família apontam críticas ao seu padrão de consumo?
- Costuma sentir-se culpado ou envergonhado por consumir?
- Sente que precisa de consumir álcool ou outra substância para enfrentar determinadas situações ou para se sentir estável?
Se respondeu sim a pelo menos mais de uma destas perguntas, é muito provável que esteja a enfrentar um problema de dependência. E por isso deve procurar ajuda.
Reconhecer que tem o problema é o primeiro passo para conseguir ajuda. Deve falar com o seu médico assistente ou outro com quem sinta confiança e que o possa encaminhar para um tratamento. Pensar que resolve o problema sozinho e ter o pensamento de que pára quando quiser pode levar a várias tentativas falhadas e ao desânimo devido às recaídas.Com o acompanhamento adequado pode livrar-se do vício e voltar a ter uma vida sem o condicionamento das drogas ou álcool.