Portugal pode fazer aquilo que 101 seleções nunca conseguiram

Além do título inédito que a seleção portuguesa pode alcançar, uma vitória sobre a França dá uma marca inédita.

Portugal aproveitou da melhor maneira a nova fórmula de 24 seleções numa fase final e pode tornar-se a primeira seleção a vencer uma grande competição de futebol depois de passar a fase de grupos como terceiro classificado, caso vença a França no domingo, na final do Euro 2016.

A UEFA fez as contas a campeonatos do mundo masculinos e femininos de futebol e de futsal, torneios olímpicos, e campeonatos europeus femininos e masculinos, do escalão sub-17 até aos seniores, e concluiu que 101 seleções já tentaram, sem êxito, chegar à vitória saindo do terceiro lugar da fase de grupos.

Depois de Portugal ter empatado os três jogos no Grupo F, o golo tardio da vitória da Islândia sobre a Áustria relegou a equipa de Fernando Santos para o terceiro lugar.

No primeiro Europeu alargado a 24 equipas e que introduziu a qualificação dos quatro melhores terceiros para os oitavos de final, Portugal apurou-se nessa condição e atingiu a final, fazendo cumprir a 'promessa' feita pelo selecionador.

À procura do seu primeiro título na competição continental, a seleção portuguesa pode, em simultâneo, chegar a um feito que nenhuma das 101 tentativas antes havidas logrou conseguir, ainda que por três vezes houvesse finalistas entre os apurados em terceiro na fase de grupos.

Argentina e a Itália, finalistas vencidos nos Mundiais masculinos de 1990 e 1994, respetivamente, e a Inglaterra, também derrotada na final do Euro 2009 feminino, foram as outras três que chegaram mais longe, saindo do último lugar do apuramento da fase de grupos.