A experiente equipa austríaca, que já conta com sete temporadas nas Extreme Sailing Series, conseguiu conquistar o terceiro lugar na classificação final da competição, na última das 23 regatas disputadas em Lisboa, afastando do pódio o seu mais direto rival, a Oman Air.
A Red Bull Sailing Team, liderado pelo duas vezes medalha de ouro olímpica, Roman Hagara, esteve sempre numa disputa par a par com a equipa da Oman Air e na última regata, em que a pontuação contava a dobrar, a distância entre eles era apenas de três pontos.
Lisboa marcou a grande surpresa da competição com a Red Bull Sailing Team a ultrapassar a Oman Air e relegar a tripulação do Morgan Larson para a quarta posição, fazendo-a perder pela primeira vez um lugar no pódio, no sétimo e penúltimo ato de 2016. Após Lisboa, a classificação geral continua a ser liderada pela Oman Air, apenas separada por dois pontos da equipa suíça da Alinghi, que conta agora com 77 pontos no total. Juntando a este cenário a equipa da Red Bull Sailing Team, apenas a 4 pontos do segundo classificado, estão reunidas todas as condições para que a última prova da temporada, a disputar em Sidney, seja emocionante, com o vencedor ainda em aberto.
“Sabíamos que a última corrida ia ser uma luta renhida entre nós e a Oman Air, mais ainda com a pressão da Alinghi. Mas felizmente conseguimos fazer uma regata perfeita e sem grandes erros”, afirmou Roman Hagara, skipper da Red Bull Sailing Team.
O grande vencedor de Lisboa foi, no entanto a já esperada equipa suíça Alinghi que obteve assim a sua terceira vitória consecutiva este ano. Para o skipper Arnaud Psarofaghis, a equipa ruma a Sidney numa onda de confiança, e acreditando que vai arrebatar o título final à Oman Air.
Já a estreante equipa francesa da NORAUTO, dirigida pelo skipper Adam Minoprio, terminou a prova num segundo confortável lugar.
O último dia de prova foi também marcado pela grande quantidade de público que afluiu à Doca de Pedrouços, para assistir às Extreme Sailing Series que pela primeira vez tiveram o Tejo como anfitrião e a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril como testemunhas de condições de competição emocionantes, com os catamarãs GC32 a atingirem velocidades muitas vezes superiores a 60 km/h.
À semelhança do dia de ontem, também este domingo foi marcado por um acidente, apenas com consequências materiais, que resultou de uma colisão entre o catamarã da Thalassa Magenta Racing, a primeira equipa feminina a competir nas Extreme Sailing Series, e o catamarã SAP Sailing Team Extreme, forçando a saída da tripulação dinamarquesa da SAP Extreme Sailing Team a realizar reparações em terra, perdendo assim, quatro das seis corridas do dia. Quanto à Thalassa Magenta Racing, liderada pela skipper olímpica Sharon Ferris-Choat, conseguiu terminar a competição em nono lugar da classificação geral.
A equipa portuguesa Sail Portugal – Visit Madeira, depois de uma noite de empenho de todos os seus elementos para repararem o seu catamarã, bastante danificado em consequência da colisão no dia anterior com os americanos da Vega Racing, conseguiu voltar à competição terminando mesmo assim em oitavo lugar da classificação geral.
Diogo Cayolla, Skipper da equipa, mostrou-se desanimado com o resultado alcançado no final da etapa: “Este ano, como já tive oportunidade de afirmar, é um ano que definimos para aprendizagem e temos muito ainda para evoluir, mas penso que merecíamos mais um bocadinho. Perdemos 3 regatas com a colisão de ontem que, na minha opinião, podia ter sido evitada pela equipa americana, e isso limitou-nos para o resto da etapa. A maioria dos juízes decidiu que não tínhamos razão no protesto (4 votaram contra e 3 votaram a favor) e temos de aceitar essa decisão”.
Nota de destaque foi a certificação das regatas das Extreme Sailing Series em Lisboa como “Clean Regatta”, nível prata, reconhecendo as melhores práticas do evento em prol da defesa e sustentabilidade ambiental. Esta certificação foi atribuída pela Sailors for the Sea.
O 8º e último ato das Extreme Sailing Series de 2016 terá lugar de 8 a 11 de dezembro, em Sidney, na Austrália.
Extreme Sailing Series™ Ato 7, Lisboa, posições depois do 4º dia, 23 regatas (09.10.16)
Posição / Equipa / Pontos
1º) Alinghi (SUI) Arnaud Psarofaghis, Nicolas Charbonnier, Timothé Lapauw, Nils Frei, Yves Detrey 252 pontos.
2º) NORAUTO (FRA) Adam Minoprio, Thibault Julien, Thierry Douillard, Matthieu Vandame, Nicolas Heintz 242 pontos.
3º) Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara, Hans Peter Steinacher, Stewart Dodson, Adam Piggott, Brad Farrand 223 pontos.
4º) Oman Air (OMA) Morgan Larson, Pete Greenhalgh, James Wierzbowski, Ed Smyth, Nasser Al Mashari 212 pontos.
5º) SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen, Rasmus Køstner, Mads Emil Stephensen, Pierluigi De Felice, Renato Conde 192 pontos.
6º) Land Rover BAR Academy (GBR) Neil Hunter, Chris Taylor, Will Alloway, Sam Batten, Rob Bunce 175 pontos.
7º) Vega Racing (USA) Brad Funk, Nick Thompson, Trevor Bund, Erick Rodriguez, Mac Agnese 155 pontos.
8º) Sail Portugal – Visit Madeira (POR) Diogo Cayolla, Frederico Mello, Nuno Barreto, Luís Brito, João Matos Rosa 153 pontos.
9º) Thalassa Magenta Racing (CAN) Sharon Ferris-Choat, Gemma Jones, Mariana Lobato, Annie Lush, Annemiek Bes, Elodie Mettraux 130 pontos.
Classificação Geral Extreme Sailing Series™ 2016
Posição / Equipa / Pontos
1º) Oman Air (OMA) 79 pontos
2º) Alinghi (SUI) 77 pontos
3º) Red Bull Sailing Team (AUT) 73 pontos
4º) SAP Extreme Sailing Team (DEN) 61 pontos
5º) Land Rover BAR Academy (GBR) 54 pontos
6º) Sail Portugal – Visit Madeira (POR) 49 pontos
7º) CHINA One (CHN) 29 pontos
8º) Team Turx (TUR) 11 pontos