Acordo na TAP pode ficar concluído apenas em 2017

O Governo admitiu esta terça-feira que todo o processo para que o Estado fique com 50% do capital da TAP só deverá ficar concluído no próximo ano.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, esclareceu que, embora a maioria dos passos para concluir o negócio sejam dados ainda este ano, o parecer da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pode chegar apenas em 2017. Sendo que apenas nessa altura é que o processo pode ser dado como concluído.

Quanto ao que já vem sendo feito, o Governo não esconde que se encontram em curso negociações com os bancos financiadores da TAP. “Há constrangimentos que não são da própria TAP apenas. Têm a ver com um conjunto de alterações nestas entidades financiadoras nos últimos meses”, explica o ministro.

Ainda de acordo com Pedro Marques, para que se possa passar à fase seguinte, é também necessário obter autorizações por parte das várias entidades que têm contratos com a transportadora aérea. Só depois é possível “avançar para a fase seguinte que é a fase de oferta pública de vendas aos trabalhadores e finalmente a nomeação do novo conselho de administração e a obtenção do parecer da Autoridade Nacional da Aviação Civil".