De acordo com o estudo mais recente do Observador Cetelem, em Portugal, as marcas premium representam mesmo 24% das vendas de carros novos. Entre os 15 países que foram analisados, apenas três ficam à frente de Portugal nesta matéria: Alemanha, Reino Unido e Bélgica.
Mais: É no continente europeu que estas marcas premium ganham maior destaque. E há fatores que ajudam a este crescimento, nomeadamente, as preferências dos consumidores.
“Os modelos berlina (44%) e carrinha (21%) são, no geral, os que reúnem mais utilizadores em Portugal, seguidos pelos monovolumes (10%). Os restantes países analisados também utilizam sobretudo o modelo berlina (57%), mas optam menos do que os portugueses pelas carrinhas (11%), que surgem em segundo lugar, juntamente com os 4×4 SUV (11%). Os restantes tipos de veículos conduzidos pelos portugueses são os 4×4 SUV (7%); os coupés – cabriolé (6%); os combispace (6%) e outros, como os utilitários (6%)”, pode ler-se no estudo.
Já num perspetiva futura, pode dizer-se, em relação aos próximos dois anos, que “os modelos berlina (19%) e carrinha (15%) continuam a dominar as preferências (e as intenções de compra), seguidos pelos 4×4 SUV (9%). Os valores são, no entanto, inferiores às intenções de compra destes modelos nos quinze países analisados, exceto no caso das carrinhas: berlina (36%); 4×4 SUV (19%) e carrinha (11%)”.