Segundo um estudo feito pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), chegar ao aeroporto do Montijo desde o centro de Lisboa vai ter um custo de 7,9 euros e um tempo médio de deslocação de 37 minutos.
O documento, citado pelo Correio da Manhã, apresenta a solução Portela+Montijo como a solução “mais atrativa”, como limite da capacidade do Aeroporto de Lisboa.
Como intervenções necessárias para a sua concretização, a ANAC destaca a construção de uma via rodoviária de acesso à ponte Vasco da Gama, vias de acesso ao terminal fluvial do Seixalinho e a criação de um serviço de ‘shuttle’ entre aeroportos.
O estudo fez a comparação com as alternativas em Sintra e Alverca e garante que Montijo é mais vantajoso em todas as áreas menos na ambiental, tendo em conta a sua proximidade ao estuário do Tejo.
Quanto ao investimento, a ANAC refere apenas as contas da ANA – Aeroportos de Portugal que estima um custo de 200 milhões de euros e “um montante mais significativo na Portela”. Contas feitas, este é um valor 50% inferior ao que seria necessário em Alverca e menos 20% em Sintra. Já a construção de um aeroporto de raiz exigia 5,4 mil milhões de euros e só estaria pronto em 2024.