Portugal surgiu novamente nas publicações do jornal britânico, o Financial Times, e mais uma vez por boas razões. O jornal elogiou Portugal no que diz repeito à capacidade que o país tem de conseguir sair do nível de invesimento especulativo, após a Standard & Poor’s, uma das três agências de rating do mundo, ter retirado Portugal do “lixo”.
Num artigo publicado esta terça-feira, o Financial Times descreve Portugal como sendo uma “raridade na Zona Euro: um Governo liderado por socialistas que realizou uma consolidação orçamental com a popularidade em alta”.
Além disto, o jornal escreve ainda que o desempenho do Governo português se deveu ao facto de “as estrelas económicas internacionais estarem alinhadas”, na altura em que António Costa, o primeiro-ministro, ocupou este cargo.
Ainda de acordo com o Financial Times, as perspetivas positivas relativamente à Zona Euro também foram um dos fatores que contribuiram para a economia global, permitindo reforçar as exportações e estimular o investimento. “Os socialistas estão também a beneficiar os frutos das reformas dolorosas no mercado do trabalho do anterior Governo de centro-direita”, lê-se ainda.