A portuguesa cujo testemunho sobre o Brexit, durante um protesto, tem sido partilhado pelos media internacionais decidiu mudar-se para a Escócia por receio e medo das consequências das suas palavras.
"Sou portuguesa e trabalhei aqui durante 20 anos e não tenho qualquer voz. O sistema de residência [para europeus] não está a funcionar. Dei a este país a minha juventude e estou muito grata pelo que me ensinaram. Mas têm de me incluir neste processo. Não posso ser simplesmente expulsa", declarou, visivelmente emocionada, esta quarta-feira à noite.
Apesar de muitos terem apoiado as palavras da portuguesa, outros criticaram a sua atitude e acusaram-na de estar a exagerar a sua situação, chegando mesmo a questionar se estava a falar a verdade. "Tenho medo de ir no autocarro agora, vou ter medo de andar no metro e de andar na rua", confessou à agência Lusa.
Ana Rocha diz ainda que o seu passado a assusta. Na sua opinião, o facto de ter estudado teatro não joga a seu favor neste caso. "Quando as pessoas descobrirem que faço teatro, vão dizer que é 'fake news'".
A portuguesa sublinha que todas as suas palavras são verdadade e que a interrupção da entrevista da Sky News foi espontânea e não planeada, como muitos acusam. "Sou uma pessoa muito sensível e aquilo aconteceu e se calhar foi a hora H, porque ressoou por aí. Sou portuguesa, tenho fado dentro mim, e encheu-se o saco. Estou mesmo triste porque eu vi a destruição de um país que eu amo e me ensinou imensas coisas. Dói muito ver esta sociedade destruída", explicou.
Quando falou com a Sky News, Ana Rocha falou sobre as dificuldades que teve ao obter o estatuto de residente britânico, um sistema de regularização migratório aberto pelo ministério do Interior britânico. Estas afirmações causaram desconfiança e fez com que muitos dos comentários ao vídeo fossem a apelidar a portuguesa de mentirosa.
Esta explicou que vai ter de iniciar o processo novamente, através do seu local trabalho, depois de terem ocorrido problemas com o seu número de segurança social e sublinha nunca ter mentido. "Disseram-me que não me estavam a encontrar no sistema, como se eu estivesse a mentir",queixou-se.
Ana Rocha diz não ter procurado fama nem atenção, no entanto, garante que agora não vai deixar de a aproveitar para alertar sobre o que se passa no Reino Unido e sobre a forma como os emigrantes estão a ser tratados. "Agora apetece-me falar. Estou farta de estar calada, de ir para o emprego e de estar calada, de ouvir insultos no autocarro e no metro e de toda a gente ter estas opiniões completamente disfuncionais sobre o que é que os imigrantes fizeram neste país", afirmou.
{relacionados}
A Portuguese national interrupted an interview to speak passionately to Sky News during protests against prorogation, saying she had "given her youth" to the UK
For more on this story, head here: https://t.co/Bw9GJrZl0b pic.twitter.com/sFCZ1cnvrO
— Sky News (@SkyNews) August 28, 2019