A empresa Parques de Sintra, que gere os parques e monumentos do município de Sintra, anunciou, esta quarta-feira, que os locais terão entrada gratuita, a domingos e feriados, a partir de 02 de janeiro de 2024.
De acordo com a nota divulga pela empresa, estão abrangidos os Palácios Nacionais de Sintra, de Queluz e da Pena, o Palácio de Monserrate, o Chalet da Condessa d’Edla, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos.
Atualmente, quem reside no município de Sintra, já pode visitar gratuitamente estes espaços, aos domingos, contudo, esta medida, que entra em vigor a partir do inicio do próximo ano, passa a abranger todos os residentes no território nacional.
Segundo a empresa, serão introduzidos, ainda no próximo ano, novidades no sistema da bilhética: Os visitantes que comprem bilhetes ‘online’ com uma antecipação de pelo menos três dias terão um desconto de 15%.
A Parques de Sintra defende que “este conjunto de medidas, acompanhado da atualização dos tarifários, que não eram revistos há cerca de uma década, tem como objetivos aumentar a eficiência da operação, evitando filas de espera e assegurando a melhoria da qualidade da visitação e salvaguarda da sustentabilidade do património e da empresa”.
Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.