A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou esta segunda-feira que precisa de 4,2 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) para ajuda humanitária à Ucrânia em 2024. O apoio aos refugiados que fugiram desde a invasão russa também é necesário.
A ONU insiste que “a recente onda de ataques é um lembrete do custo devastador da guerra para os civis”, numa altura em que um inverno rigoroso aumenta a necessidade urgente de assistência humanitária.
Segundo a ONU, 14,6 milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária na Ucrânia este ano, ou seja, 40% da população, incluindo 8,5 milhões de pessoas com necessidades prioritárias.
O apelo por doações para a Ucrânia ascende a 3,1 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros). Foram 3,9 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros) para 2023, mas apenas 64% foram financiados.
Quanto aos refugiados, a agência da ONU para os refugiados (ACNUR), estima que 6,3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa, há cerca de dois anos. O plano é angariar 1,1 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) para ajudar algumas delas, ou seja, 2,3 milhões de pessoas, e as suas comunidades anfitriãs.