A Porsche segue o caminho da eletrificação e o novo Macan demonstra isso mesmo. A segunda geração tem por base uma nova plataforma elétrica, que será usada também pelos futuros 718 e Cayenne. O design desportivo combina com potentes motorizações 100% elétricas de 408 cv e 639 cv, uma autonomia até 613 quilómetros e um carregamento rápido de 270 kW, argumentos suficientes para satisfazer os clientes mais exigentes. Os preços começam nos 86.793 euros para o Macan 4 e nos 118.846,00 euros para o Macan Turbo.
O Macan elétrico tem uma imagem diferente do modelo a gasolina, sobretudo na dianteira, com grupos óticos mais estreitos e uma grelha diferente. Graças à Porsche Active Aerodynamics (PAA), é dos SUV mais aerodinâmicos do mercado, com efeitos positivos na autonomia e consumo de energia. O sistema PAA inclui spoiler traseiro adaptativo, flaps ativos nas entradas de ar dianteiras e air curtains por baixo dos faróis para otimizar o fluxo de ar. Na traseira, os rebordos laterais e o difusor asseguram a eficácia aerodinâmica.
O interior sofreu mudanças consideráveis e está mais elegante. Destaque para o head-up display com tecnologia de realidade aumentada capaz de projetar informação útil sobreposta no mundo real, ou seja, as informações chegam ao condutor de forma mais eficaz.
O Macan continua a ser o modelo mais desportivo do seu segmento, só que agora na forma elétrica. A Porsche utiliza a mais recente geração de motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. Os motores são alimentados por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 100 kWh. Em combinação com o Launch Control, o Macan 4 chega aos 300 kW (408 cv) em overboost, enquanto o Macan Turbo desenvolve 470 kW (639 cv). As performances são igualmente impressionantes para um SUV; o Macan 4 atinge 220 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e o Macan Turbo chega aos 260 km/h e demora 3,3 segundos de 0 a 100 km/h.
O consumo do Macan 4 varia entre 17,9 e 21,1 kWh/100 km, e a autonomia combinada pode chegar aos 613 quilómetros. No Macan Turbo, o consumo oscila entre os 18,8 e 20,7 kWh/100 km, e tem uma autonomia combinada de 591quilómetros. A potência de carregamento da bateria é de até 270 kW e num posto de carregamento rápido adequado demora aproximadamente 21 minutos a carregar até 80%.
Tanto o Macan 4 como o Macan Turbo têm tração integral. O Porsche Traction Management é cinco vezes mais rápido a atuar do que um sistema de tração integral convencional e pode reagir a uma derrapagem em dez milissegundos. Por outro lado, o Porsche Torque Vectoring Plus permite variar a tração consoante o modo de condução selecionado.
Os modelos Macan com suspensão pneumática – de série no Macan Turbo – estão equipados com controlo eletrónico do amortecimento Porsche Active Suspension Management, que inclui amortecedores com nova tecnologia para maior eficácia e conforto. Este SUV tem, em opção, um eixo traseiro direcional, que permite um ângulo de viragem até 5 graus, o que facilita as manobras e a condução na cidade e aumenta a estabilidade a velocidades elevadas.