Morreu, durante a madrugada de sexta-feira, com 96 anos, João Madeira, um dos três fundadores do Clube Náutico de Almada (CNA). A notícia foi dada pelo CNA, que relembra o seu “sócio nº2” como um “apaixonado pela vela”.
João Madeira foi durante a sua vida “um reconhecido velejador com um vasto espírito competitivo”, tendo sido um dos primeiros pioneiros na modalidade de vela.
Foi em 1975 que Madeira teve a “ousadia de com outros velejadores amigos, fundar o Clube Náutico de Almada contrariando a hegemonia dos clubes de Lisboa”, procurando sempre “eliminar as barreiras que tornavam a vela um deporto elitista”.
“A ele e a outros como ele, o Clube deve para além da existência, a sua independência”, lê-se numa nota divulgada pelo CNA.
Até à sua morte, era presença habitual no Clube, onde “gostava sempre de conversar e partilhar os seus vastos conhecimentos sobre barcos alicerçados não só na sua longa experiencia, mas também na sua vasta biblioteca náutica”.
O CNA declarou luto, devido à morte de João Madeira, e refere que lhe foi atribuído, unanimemente, a distinção de Sócio Honorário do Clube. “À sua família o clube Nautico de Almada envia as mais sentidas condolências”, acrescenta.
João Madeira faleceu, com 96 anos, na madrugada de sexta-feira.