Criada petição para que novo aeroporto tenha nome de Aristides de Sousa Mendes

“Sendo um aeroporto, simboliza a viagem, a fuga, a liberdade e, de alguma forma, tem esta ligação ao ato de Aristides de Sousa Mendes, que permitiu a fuga, a liberdade e, com isso, a sobrevivência de milhares de pessoas”, defendeu José Dias Batista.

Um cidadão de Carregal do Sal criou e lançou uma petição para que o novo aeroporto da região de Lisboa, anunciado por Luís Montenegro no dia 14 deste mês, tenha o nome de Aristides de Sousa Mendes, em vez de Aeroporto Luís de Camões.

“Sendo um aeroporto, simboliza a viagem, a fuga, a liberdade e, de alguma forma, tem esta ligação ao ato de Aristides de Sousa Mendes, que permitiu a fuga, a liberdade e, com isso, a sobrevivência de milhares de pessoas”, defendeu José Dias Batista, de acordo com a agência Lusa, admitindo que a ideia “é um bocadinho reativa” e que deveria ter já sido lançada antes da decisão do Executivo.  

“Mas acredito que ainda vai a tempo, porque o aeroporto ainda não está construído”, disse ainda, acrescentando que a ideia “não surgiu com o intuito de menosprezar o nome maior da literatura portuguesa, que é Luís Vaz de Camões, mas a realidade é que o seu nome já está atribuído em muitas instituições, edifícios e avenidas”. 

Quem chegar a Portugal de avião vai “sentir curiosidade em saber quem foi Aristides de Sousa Mendes” e isso vai ajudar a reforçar e a dar a conhecer o ato heroico” do ex-cônsul de Bordéus. 

“Essa convicção de ajudar, de permitir que as pessoas pudessem ter esperança no futuro. Seria bom que todos nós tivéssemos um bocadinho de Aristides de Sousa Mendes, principalmente quando temos de tomar decisões, e é esse humanismo que temos de manter vivo”, apontou.