Lisboa rendeu-se ao street dance

Os grandes talentos nacionais mostraram toda a energia e irreverência da street dance.  

Representando a criatividade, energia e diversidade das culturas urbanas, a street dance é uma manifestação artística em crescimento em todo o mundo. Portugal não é exceção, como ficou provado na 5.ª edição do Red Bull Dance Your Style, que apurou o campeão nacional que vai representar o nosso país na final mundial.

No Village Underground Lisboa estiveram 16 bailarinos, oito apurados nas audições nacionais e oito wildcards, que mostraram a sua criatividade e irreverência ao longo de três horas. Hip hop, house, popping, locking, waacking, tutting, voguing, krumping, afro dance ou Dancehall foram alguns dos estilos de dança em palco. Com um percurso marcante ligado à dança, Cifrão e Solange foram os hosts de serviço, juntamente com a radialista Inês Nogueira.

Aos participantes foi dada total liberdade na escolha do estilo, num sistema de batalhas sucessivas de um contra um, onde a capacidade de reação e de improviso à música aleatória do DJ Jul Nako foram determinantes. Habitualmente, é um júri que determina os vencedores, desta vez foi diferente e o vencedor foi escolhido pelo público.

A finalíssima foi disputada por dois campeões do Red Bull Dance Your Style: Kate e Viegas. A técnica e criatividade de ambos proporcionou um espetáculo de exceção, com Viegas a vencer “foi incrível.  Entreguei o meu coração em todas as batalhas e estou muito feliz por ser o primeiro a somar dois títulos da competição. Agora sei que me espera uma experiência do outro mundo na Índia”, disse. Viegas vai representar Portugal na final mundial, que se realiza em novembro, em Mumbai, na Índia, e reúne 60 bailarinos de 30 países.

Fotografia de Hugo Silva / Red Bull
Fotografia de Hugo Silva / Red Bull