A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, afirmou esta quinta-feira, que o novo Procurador-Geral da República (PGR), Amadeu Guerra, é pessoa indicada para pôr a “casa em ordem e ordem na casa”.
“Ninguém melhor para pôr a casa em ordem do que uma pessoa que a conheça bem”, afirmou a ministra, em declarações aos jornalistas, depois da sessão de abertura do Encontro Anual do Conselho Superior da Magistratura (CSM), que decorre hoje e sexta-feira em Vila Real.
Rita Júdice disse ainda que Amadeu Guerra “tem um “currículo inatacável” e que “é uma pessoa que conhece bem a casa”.
Recorde-se que o Presidente da República nomeou Amadeu Guerra como novo Procurador-Geral da República. Marcelo Rebelo de Sousa indica ainda a nomeação de Filipa Calvão para a presidência do Tribunal de Contas.
Em nota divulgada no site da presidência da República lê-se que “sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou, nos termos constitucionais, o Licenciado Amadeu Francisco Ribeiro Guerra Procurador-Geral da República”.
A cerimónia de posse está agendada para as 12h30m de 12 de outubro no Palácio de Belém. Uma hora antes, no mesmo local, toma posse a nova presidente do Tribunal de Contas.