Querida avó,
Parte da nossa “missão” tem sido recordar com os mais velhos memórias de outros tempos. Ao mesmo tempo, tentamos que os mais novos sejam vozes ativas nesta homenagem ao passado, mas sobretudo que tenham consciência de que existem situações que não podem ser repetidas.
O mundo recordou, recentemente, os 80 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, o local de extermínio de mais de 1 milhão de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Como explicamos o inexplicável aos mais novos? Será que conseguimos elucidá-los sobre o que aconteceu? É necessário terem conhecimento de um dos capítulos mais desumanos, e desoladores, da nossa História, para que o passado não seja copiado no futuro.
Auschwitz virou o maior símbolo do Holocausto.
É impossível simplificar estes anos da História. Muito menos branqueá-los, ou relativizá-los, como muitos tendem a fazer.
O Holocausto foi o genocídio levado a cabo pela Alemanha nazi. Até 1945, os judeus, mas também qualquer outra minoria considerada inferior pelos nazis, como os ciganos, os homossexuais e os negros, foram sistemicamente agrupados em guetos, explorados, forçados a trabalhar até à exaustão em campos de concentração e mortos.
É impressão minha ou essa vontade ainda hoje existe em muitos locais, inclusive em Portugal? As minorias continuam a incomodar as maiorias! Tantos que continuam a querer acabar com os gays, negros, imigrantes, ciganos…!
Aqui e ali começam a surgir saudações de inspiração nazi.
Um dos livros que mais ofereço às crianças é: O Diário de Anne Frank.
O Diário mantido por Anne Frank revela ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Vale a pena ler, ver e escrever sobre o tema para não esquecer.
Bjs
Querido neto,
Falar do Holocausto é uma tarefa delicada, mas é importante abordar o tema com sensibilidade e clareza. Foi um período muito triste da História, que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1941 e 1945. Nessa época, milhões de pessoas, principalmente judeus, foram perseguidas e mortas por um governo na Alemanha liderado por Adolf Hitler e o partido nazista.
Eu tinha nascido há pouco tempo quando terminou a Segunda Guerra Mundial. Como tal, esta catástrofe sempre esteve presente nas memórias daquelas gerações.
Os nazistas acreditavam que os judeus e outros grupos, como ciganos, pessoas com deficiências e homossexuais, eram diferentes e, de alguma forma, inferiores. Eles espalharam mentiras e ódio, convencendo muitas pessoas de que esses grupos eram responsáveis por problemas na sociedade.
Tal como, infelizmente, continuamos a ouvir diariamente tanto em Portugal como noutros países. Os nazistas criaram campos de concentração e extermínio, onde milhões de pessoas foram aprisionadas e muitas foram mortas. É estimado que cerca de seis milhões de judeus foram assassinados. Além disso, muitas outras pessoas também foram vítimas desse ódio.
É muito importante lembrar o Holocausto para que algo assim nunca mais aconteça. Precisamos aprender sobre a História para que possamos lutar contra o preconceito e a discriminação, e para promover a paz e a compreensão entre as pessoas.
Penso que todas as famílias deviam ver filmes como: A Lista de Schindler; A Vida é Bela; Noite e Neblina; O Pianista; The Monuments Men; Uma Vida à Sua Frente… e tantos outros.
Ou ler livros como: O Rapaz do Pijama às Riscas; Os Meninos que Enganavam os Nazis; O Tatuador de Auschwitz; O Rapaz que seguiu o pai para Auschwitz; Os Bebés de Auschwitz…
O mais importante é enfatizar a necessidade de empatia, respeito e a importância pelo próximo.
Bjs e paz.