O novo Renault 5 E-Tech foi pensado para as gerações jovens, que vivem num mundo em plena transição elétrica e digital, e o estilo retrofuturista melhorou significativamente a paisagem automóvel.
A Renault manteve as linhas do concept car apresentado em 2021. Tem uma imagem única e linhas vincadas, embora haja traços que recordam o modelo original (1972), caso das rodas nos extremos da carroçaria, óticas dianteiras e farolins traseiros na vertical. A personalização exterior tem gadgets interessantes, caso do indicador luminoso de carga no capot, stickers R5 brancos nas portas, luzes diurnas em LED, painel das embaladeiras em preto, faróis diurnos, vidros traseiros escurecidos e vistosas jantes de liga leve de 18 polegadas, que dão uma imagem dinâmica ao modelo.
O interior apresenta uma imagem simples e moderna. Os bancos e tablier têm uma mistura de tecidos 100% reciclados “jeans”. O banco do condutor dispõe de bom apoio lateral e tem regulação longitudinal e em altura, pelo que é fácil encontrar a posição de condução desejada. Os ocupantes do banco traseiro têm espaço suficiente em altura, já a largura é limitada para três adultos, mas essa limitação é comum a qualquer modelo do segmento B. Destaque ainda para o painel de instrumentos digital de sete polegadas e para o ecrã central multimédia de 10,1 polegadas que permite ao utilizador usar o sistema multimédia OpenR Link com Google e mais de 50 aplicações e serviços.
O equipamento da versão Techno compreende controlo de estabilidade com ajuda ao arranque em subida, ar condicionado automático, comutação automática de luzes de estrada/cruzamento, sensores de chuva e luz, retrovisores elétricos, sistema de som Arkamys Auditorium, iluminação interior LED tátil dianteira e traseira, duas entradas USB, carregador de smartphone por indução, consola central com arrumação e apoio de braços, entre outros elementos. Este modelo estava equipado com estacionamento mãos-livres (350 euros).
No capítulo de segurança, o pack full ADAS (850 euros) compreende assistente de condução semiautónoma, alerta de ângulo morto e prevenção de saída da faixa de rodagem em ultrapassagem, alerta de obstáculo traseiro com travagem de emergência ativa em manobras de marcha-atrás, regulador de velocidade adaptativo inteligente e assistência de manutenção na faixa de rodagem. Este modelo dispõe ainda de sistema de deteção de peões e ciclistas e função de cruzamento e câmara de marcha-atrás.
O Renault 5 E-Tech utiliza a plataforma compacta AmpR Small dedicada aos modelos elétricos do segmento B, onde está montado o motor de 150 cv (110 kW) e a bateria de iões de lítio de 52 kWh. A velocidade máxima é de 150 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em oito segundos. A marca anuncia um consumo de energia de 15,2 kWh/100 km em ciclo combinado, o que garante uma autonomia de 410 km. A realidade é um pouco diferente. Num percurso misto cidade/estrada o consumo de energia foi de 16,6 kwh/100 km, o que significa uma autonomia a rondar os 320 km. Em auto-estrada, a 130 km/h, registámos um consumo de 21,8 kWh/100 km, o que não deixa de ser um valor algo elevado para um carro do segmento B. Com um ponto de carregamento de 11 kW CA, a bateria de 52 kWh demora 4h30 minutos a carregar de 10% a 100%. O Renault 5 E-Tech pode receber um carregador bidirecional de 11 kW AC (200 euros) com a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) que permite ligar à bateria do automóvel um aparelho de 220V, como um aspirador, uma máquina de café ou um barbecue elétrico.
A condução do Renault 5 E-Tech foi uma bela surpresa. O carro é muito ágil e fácil de conduzir e o motor de 150 cv é mais do que suficiente. A estabilidade em curvas rápidas deve-se à correta afinação da suspensão multibraços atrás, o que raro neste segmento. As dimensões compactas e o equilíbrio permitem manter facilmente um andamento vivo em estradas sinuosas, praticamente não sentimos deriva do eixo traseiro e apenas nas acelerações mais fortes observamos um ligeiro efeito subvirador, facilmente anulado ao aliviar o acelerador.
É um carro divertido e fácil de conduzir para quem gosta de percursos com mão-de-obra. De notar que tudo isso se passa com um nível de conforto bastante bom. O modo de condução Sport permite ter toda a potência disponível e acelerações interessantes, de salientar que mesmo no modo Confort conseguimos uma boa vivacidade do motor. Existem ainda os modos de condução Eco, destinada claramente ao consumo de energia, e Perso, que permite ao condutor escolher as suas próprias afinações. A direção direta transmite bom feeling da condução. O sistema de travagem composto por discos ventilados à frente é bastante potente e o tato com o pedal permite ter sempre uma correta noção da travagem, mesmo depois de uma utilização intensa.
O Renault 5 E Techno está disponível a partir de 33.000 euros, esta versão tinha alguns opcionais e custava 36.100 euros.