Um avião da companhia aérea American Airlines que fazia a ligação entre Nova Iorque e Nova Deli foi obrigado a divergir para o aeroporto de Roma, após uma ameaça de bomba. O voo AA292 foi escoltado por dois caças até aterrar na capital de Itália.
“O voo AA292, que liga Nova Iorque a Deli, foi desviado para Roma devido a uma potencial ameaça à segurança a bordo”, confirmou a companhia aérea num comunicado. Após a aterragem, a companhia aérea afirmou que a “preocupação de segurança” na origem do desvio foi considerada “não credível“.
Após o desembarque dos 199 passageiros que seguiam a bordo foram realizados controlos para detetar material explosivo. A American Airlines informou que o voo 292 “foi inspecionado pelas autoridades” ao aterrar, tendo recebido luz verde para voltar a descolar.
Porém, a segunda parte da viagem apenas acontecerá apenas segunda-feira. “O voo vai ficar em Roma durante a noite devido ao descanso em que a tripulação é obrigada, antes de continuar para Deli o mais cedo possível amanhã”, segundo a companhia.
Segundo a agência ANSA, a aeronave — um Boeing 787 Dreamliner — inverteu a rota em direção à capital italiana, depois de ter partido do aeroporto JFK, às 20h30 locais no sábado (1h30 em Lisboa).
O voo fazia a ligação direta entre Nova Iorque e Nova Deli com uma duração prevista de 14 horas. Acabou por ficar 14 horas e 45 minutos no ar, mas sem chegar ao destino programado. Aterrou no no maior aeroporto de Roma acompanhado por dois aviões de combate italianos European Typhoon.