Os carros não se medem aos palmos, a prova disso é o A290, eleito do Carro do Ano 2025. Experimentámos a versão GTS de 220 cv em estrada e em circuito e constatámos que enche as medidas a quem gosta de andar depressa e bem. Este é o primeiro elemento da Dream Garage elétrica da Alpine, que receberá em breve o A390 e o A110.
Em termos de imagem, há uma evidente colagem ao novo Renault 5 E-Tech, o que lhe fica muito bem. Passando ao habitáculo, temos uma posição de condução perfeita, bancos desportivos com excelente apoio lateral e pedais em alumínio, há claramente inspiração desportiva no interior do A290. O volante multifunções integra o Drive Mode, para selecionar o modo de condução (Save, Normal, Sport e Personal), o Overtake OV, que fornece a potência máxima durante alguns segundos, e o RCH, para selecionar a regeneração em quatro níveis.
Outra função igualmente interessante é a Alpine Telemetrics, com três categorias: Live Data, que analisa o estilo de condução com indicação das forças G, temperatura dos travões e gestão do Overtake, Coaching, fornece conselhos de como utilizar o automóvel e as funções Alpine Telemetrics, e Challenges, coloca uma série de desafios baseados na agilidade, força e resistência. Os botões D, N e R da caixa automática estão na consola entre os bancos. A Alpine associou-se à Devialet, empresa de engenharia acústica, para desenvolver um sistema de som de alta-fidelidade para o A290.
No plano técnico, este desportivo do segmento B utiliza a mesma plataforma AmpR Small do Renault 5, mas as semelhanças ficam por aí. O chassis foi otimizado com o alargamento das vias (+ 60 mm), a suspensão tem a amortecedores com batentes hidráulicos para ser mais eficaz, sem penalizar o conforto em piso irregular, e o eixo traseiro multilink recebeu barras estabilizadoras de maior diâmetro para melhorar a estabilidade em curvas de muito apoio. O facto de a bateria estar num plano inferior contribui para a estabilidade e agilidade do A290.
O motor de 220 cv (conhecido do Megane e Scenic) está associado à bateria de 52 kWh e tem uma autonomia de 360 km (WLTP). As performances são bastante interessantes para um automóvel desta categoria. Atinge 170 km/h de velocidade máxima, acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 s e demora 14,7 s de 0 a 400 m. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC permite passar dos 15 aos 80% de carga em 30 minutos. Num ponto de carregamento AC, o carregador de 11 kW permite recarregar o automóvel de 50% a 80% em 1h20 ou 3h20 para recuperar dos 10% aos 80% de carga.
O comportamento dinâmico é o aspeto mais marcante. Nas curvas de média e alta velocidade, o A290 tem um comportamento equilibrado e inspira confiança a quem está ao volante, isso deve-se à boa repartição de peso (57% à frente e 43% atrás) e à suspensão eficaz. Em estradas sinuosas, é ágil e fácil de inscrever em curvas, mesmo num ritmo elevado sentimos o carro sempre agarrado ao asfalto, essa boa aderência explica-se também pelos pneus Michelin 225/40, montados em jantes de 19 polegadas, que foram desenvolvidos especificamente para este modelo.
Nas acelerações mais fortes à saída das curvas o motor reage instantaneamente às solicitações de acelerador, sinal da elasticidade dos 300 Nm, sem perdas de tração, isso deve-se ao Alpine Torque Precontrol, que faz a gestão da potência logo à saída da unidade motriz, essa caraterística é fundamental num desportivo elétrico. Quando selecionamos o modo Sport e desligamos o ESP a condução ganha outro dinamismo e a diversão aumenta, como tivemos oportunidade de constatar em pista, é preciso esticar muito o limite para o A290 reagir aos excessos de condução. As sensações aumentam quando pressionamos o botão OV e o A290 acelera furioso, é um brinquedo viciante.
O Alpine A290 impressiona também pela capacidade de travagem. Os discos dianteiros de 320 mm permitem passar de 100-0 km/h em apenas três segundos, uma desaceleração capaz de gerar 0,3 G. Só nas travagens mais fortes em apoio sentimos uma ligeira deriva da traseira, facilmente controlada pelo condutor. O tato com o pedal do travão é bastante bom, permite ter uma noção correta da travagem e mantém a consistência após utilização intensa, como se espera de um desportivo.
Muito facilmente o Alpine A290 faz-nos cair na tentação de andar depressa, isso compensa tudo… até o preço.
Gama Alpine A290
GT (180 cv) – 38.700 €
GT Premium (180 cv) – 41.900 €
GT Performance (220 cv) – 41.900 €
GTS (220 cv) – 44.900 €
Premiére Edition (220 cv) – 46.200 €