Um quadro raro do artista de rua Banksy, inspirado numa tela famosa do pintor escocês Jack Vettriano (1951-2025), foi vendido por cerca de 4,3 milhões de libras (5,2 milhões de euros), anunciou a Sotheby’s.
‘Crude Oil’ é uma paródia pintada à mão do quadro de Jack Vettriano ‘The Singing Butler’, que mostra um casal a dançar numa praia, mas na versão de Banksy o par é interrompido por um transatlântico que se afunda, enquanto a empregada é substituída por dois homens em fatos de proteção a carregar uma lata com conteúdo tóxico. «Banksy utilizou o seu humor e ironia característicos para produzir uma imagem que aborda questões importantes do século XXI, como o ambiente, a poluição e o capitalismo», explicou a leiloeira.
A tela pertencia à coleção do músico norte-americano Mark Hoppus, cofundador da banda punk Blink-182. Em 2004, quando a Sotheby’s leiloou a versão original do quadro arrecadou 744.800 libras, cerca de 877 mil euros . Trata-se do maior valor alcançado para uma peça de um autor escocês.