‘Crude Oil’ vendido por 5,14 milhões em leilão

Banksy recriou um quadro do artista escocês Jack Vettriano.

Um quadro raro do artista de rua Banksy, inspirado numa tela famosa do pintor escocês Jack Vettriano (1951-2025), foi vendido por cerca de 4,3 milhões de libras (5,2 milhões de euros), anunciou a Sotheby’s.

‘Crude Oil’ é uma paródia pintada à mão do quadro de Jack Vettriano ‘The Singing Butler’, que mostra um casal a dançar numa praia, mas na versão de Banksy o par é interrompido por um transatlântico que se afunda, enquanto a empregada é substituída por dois homens em fatos de proteção a carregar uma lata com conteúdo tóxico. «Banksy utilizou o seu humor e ironia característicos para produzir uma imagem que aborda questões importantes do século XXI, como o ambiente, a poluição e o capitalismo», explicou a leiloeira.

A tela pertencia à coleção do músico norte-americano Mark Hoppus, cofundador da banda punk Blink-182. Em 2004, quando a Sotheby’s leiloou a versão original do quadro arrecadou 744.800 libras, cerca de 877 mil euros . Trata-se do maior valor alcançado para uma peça de um autor escocês.