A Velto Renewables anunciou esta segunda-feira uma parceria com a Q Energy Solutions para aquisição de uma carteira de projetos de energias renováveis “de grande escala” em vários países europeus. Entre estes países está Portugal.
“Como primeiro passo, a Velto concluiu a aquisição de uma carteira de projetos fotovoltaicos e eólicos com uma capacidade total de aproximadamente 130 MW [Megawatts] em França e os parceiros esperam adquirir 400 MW em Espanha e Portugal nas próximas semanas”, anunciaram as empresas em comunicado.
A Velto Renewables, com apoio do grupo de investimento global CDPQ, tem como objetivo, ao longo dos próximos anos, fazer várias outras aquisições à Q Energy Solutions, um operador no setor das energias renováveis na Europa.
De acordo com o comunicado, a carteira inicial é constituída por cinco projetos em construção pela Q Energy localizados em França. São dois ativos solares fotovoltaicos, dois ativos eólicos e um parque fotovoltaico flutuante.
Este último, Les Îlots Blandin, construído sobre lagos de água industriais, é apontado como “o maior da Europa com esta tecnologia” e apresenta “uma tecnologia inovadora para a produção de energia sustentável”.
Os cinco projetos deverão começar a funcionar gradualmente entre a primavera de 2025 e o início de 2026, sendo que, quando estiverem totalmente operacionais, irão produzir mais de 210.000 MWh por ano. O número equivale a eletricidade limpa para abastecer mais de 50.000 casas.
Citado no comunicado, o presidente executivo (CEO) da Velto afirma que esta parceria “é um passo importante para o crescimento estratégico” da empresa. Segundo Lucas de Haro, “para além de triplicar a nossa capacidade energética, o desenvolvimento está alinhado com a nossa visão de diversificar o nosso alcance tecnológico e expandir a nossa presença internacional na Europa”.
Já o CEO da Q Energy, Junu Lee, refere que o acordo “é uma prova da sustentabilidade, inovação e excelência” da empresa no domínio das energias renováveis”.