Leapmotor, mobilidade com futuro

A Leapmotor é uma nova marca chinesa que entra no mercado com dois modelos elétricos e preços bastante competitivos.

A Leapmotor foi fundada em 2015 e é líder no domínio da tecnologia. Em 2023, a Stellantis adquiriu 21% da startup chinesa por 1,5 mil milhões de euros, o acordo incluiu também a criação da joint-venture Leapmotor International, onde a Stellantis detém 51%, que tem por objetivo aumentar as vendas de produtos de alta tecnologia e de novas energias no mercado europeu. Os automóveis são produzidos nas fábricas da Stellantis e a comercialização dos seis modelos 100% elétricos é feita através da rede de concessionários na Europa.

A entrada da Leapmotor no mercado português faz-se com dois modelos com muita tecnologia – 60% da tecnologia usada nos carros foi desenvolvida pela empresa – vasto equipamento e preços competitivos. O citadino T03 está disponível numa única versão e custa 19.600 euros, o SUV C10 está disponível em duas versões: Style por 37.400 euros e Design com o preço de 38.900 euros.

A comercialização começa em abril. Nos próximos três anos, a Leapmotor prevê lançar cinco novos modelos. O início de atividade é feito através de seis concessionários e o objetivo é chegar às 700 unidades até final do ano, o que significaria um lugar no top 3 das marcas chinesas mais vendidas em Portugal no segmento dos veículos elétricos. No decorrer do próximo ano a rede será alargada com 14 postos de venda.

O T03 tem cinco portas e quatro lugares e é uma escolha inteligente e acessível para a cidade, embora faça estrada sem dificuldade. O interior é espaçoso tendo em conta as dimensões compactas e dois adultos viajam sem problemas no banco traseiro. Dispõe de tecnologias de vanguarda bastante intuitivas que permitem gerir facilmente o infotainment, a navegação, o telefone e os comandos por voz.

O motor elétrico de 95 cv é alimentado por uma bateria de 36 kWh. A autonomia é de 395 km em cidade e de 265 km em ciclo misto. Atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12 s. O T03 dispõe do carregador 6,6 kW DC de 48 kW, que carrega entre 30% e 80% em três horas e meia. Num posto de carregamento DC, para a mesma amplitude de carga, o tempo de carga é de 36 minutos.

Dispõe de três modos de funcionamento Eco, Standard e Sport. O sistema de direção inclui também três modos distintos: Comfort, Sport e Standard. Em termos de segurança, dispõe de 10 funcionalidade ADAS

O outro modelo é o C10, um SUV familiar do segmento D, com vasto espaço interior e um equipamento de nível superior. Baseia-se na arquitetura Leap 3.0, que utiliza a tecnologia elétrica inteligente e o sistema Cell-to-Chassis (CTC), que integra as células da bateria na estrutura do veículo. Esta abordagem melhora a disposição das baterias, disponibiliza mais espaço e aumenta a rigidez torcional que se reflete num melhor comportamento dinâmico. Um dos elementos-chave do grupo propulsor do C10 é o sistema de recuperação de energia, que inclui a travagem regenerativa e a função freewheeling.

Tem um motor elétrico de 218 km, alimentado por uma bateria de 69,9 kWh, e autonomia de 420 km. O C10 está equipado com um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade da bateria em seis horas. Para um carregamento mais rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em apenas 30 minutos.

O sistema de infotainment e conectividade oferece uma experiência avançada e envolvente, tornando as deslocações mais agradáveis e intuitivas. O C10 integra comandos multifunções no volante, um painel de instrumentos de 10,2 polegadas e um ecrã central de 14,6 polegadas. Tem a possibilidade de receber atualizações de software e novas funcionalidade através do Over-The-Air de modo a manter o C10 sempre atualizado.

O sistema avançado de assistência ao condutor ADAS inclui 17 funções. Este modelo recebeu a classificação máxima de cinco estrela no crash test realizado pelo Euro NCAP.


Galeria Imagens