O BE/Porto considera que a realização do Conselho de Ministros, esta quarta-feira, no Mercado do Bolhão, no Porto, foi uma “escandalosa ação de propaganda política, nacional e autárquica”, e uma “provocação descarada” do PSD.
Em comunicado, a concelhia do BE refere que o Bolhão é “do povo e não do marketing político do PSD e da sua AD” e crítica que o mercado tenha sido usado como “cenário de uma operação de propaganda partidária e eleitoralista”, que mostra uma “coligação PSD/CDS arrogante”.
Os bloquistas sublinham ainda que o anúncio da candidatura de Pedro Duarte à Câmara Municipal do Porto no dia em que se realizava o Conselho de Ministros num dos espaços mais emblemáticos da cidade “está longe de ser inocente” e “é uma piada de muito mau gosto”.
Mas as críticas não foram só do Bloco de Esquerda, também a Federação Distrital do Porto do PS acusou o Governo de andar “a passear em campanha eleitoral” num Conselho de Ministros no Mercado do Bolhão e de “confundir Estado e partido”.
O secretário-geral do PCP também se juntou ao coro de críticas, dizendo que o Governo levou a cabo uma “grande operação de propaganda” no Porto. “Numa penada”, a coligação PSD/CDS no Executivo fez “uma ação de rua”, apresentou um candidato autárquico e recolheu apoios num Conselho de Ministros.
Sublinhe-se que quer à entrada quer à saída da reunião do Conselho de Ministros, membros do Governo cumprimentaram vendedores e compradores e ainda houve distribuição de alguns beijinhos.