Se as eleições se realizassem no próximo domingo, a coligação entre o PSD-CDS receberia a preferência dos portugueses. Na sondagem conduzida pela Consulmark2 para o Nascer do Sol e a Euronews, 25,4% disseram ter intenção de votar na AD liderada por Luís Montenegro, contra os 19,7% que disseram ir votar no PS. O resultado obtido pelo partido liderado por Pedro Nuno Santos nesta sondagem é, aliás, inferior ao número de indecisos que atinge os 21,4%.
Na terceira posição está o Chega, que cai dos 13% registados na sondagem de março para os 10,3%. O Iniciativa Liberal sobe ligeiramente para os 6,2% das intenções de voto, enquanto o Livre, sobre 1,4% para os 3,3% ultrapassando o Bloco de Esquerda que também sobe ligeiramente para os 2,9%. Em relação aos bloquistas, a entrada dos fundadores do partido na campanha não parece ter tido efeitos, pelo contrário:_ 46,6% dos inquiridos considera que não foi boa ideia chamar Francisco Louçã, Luís fazenda e Fernando Rosas para a campanha, contra 20,1% que acham que o partido irá sair beneficiado. Um valor semelhante entende que o regresso dos fundadores do BE_não terá qualquer influência. Já a CDU desce para 1,9%, enquanto que o PAN de Inês Sousa Real sobe para 1%.


Três dados relevantes. Cerca de 85,6% dos inquiridos dizem ter intenção de votar nas eleições do próximo dia 18 de maio. Por outro lado, 65,4% dizem também já ter decidido em quem vão votar, um aumento de 12,2% em relação a março. A maioria – 53,9% acreditam que a AD vai vencer as eleições.
Com a distribuição aritmética dos indecisos, a AD ficaria com 33,3%, o PS com 25,9%, o Chega com 13,5% e o Iniciativa Liberal 8,1%, resultados que reforçariam a maioria de direita no Parlamento. Todavia, os inquiridos aumentaram, ainda que ligeiramente, a convicção de que a AD não deve coligar-se com o Chega. Já o Livre subiria para os 4,3%, ultrapassando o BE com 3,8%, enquanto que a CDU desceria para os 2,5% e o PAN ficava com 1,4%.
Recorde-se que nas últimas legislativas a sondagem da Consulmark2 para o Nascer do Sol e a Euronews foi a que mais se aproximou dos resultados reais das eleições.
No que toca à preferência dos portugueses para ocupar o cargo de primeiro-ministro, Luís Montenegro continua a ser o favorito dos portugueses, isto apesar de Pedro Nuno Santos ter reduzido a desvantagem nas últimas semanas de 14,5 pontos percentuais para 12,3 p.p. Em caso de derrota, a maioria dos inquiridos considera que ambos se devem demitir. Já André Ventura desce na preferência dos portugueses para primeiro ministro, tal como o número de indecisos.
Spinumviva influencia voto. Madeira, não

Apesar de ser o preferido para ocupar o cargo de primeiro-ministro, nem tudo são boas notícias para Luís Montenegro. A maioria dos inquiridos – 56,3% – diz não ter ficado satisfeito com as explicações dadas pelo chefe de governo acerca do caso Spinumviva, a empresa familiar criada por Montenegro quando estava no setor privado e que passou para nome da mulher e dos filhos quando chegou à liderança do PSD. Para além disso, em relação à sondagem do mês de março, aumentou o número de inquiridos que discordam da forma como o primeiro-ministro lidou com a polémica. Ao todo 63,3% dizem não concordar com a abordagem de Montenegro, contra 27,8% que ficaram satisfeitos. Por fim, talvez mais preocupante para a AD, 54,9% dos inquiridos considera que a polémica que levou à apresentação da moção de confiança e à consequente queda do governo irá influenciar o sentido de voto dos eleitores no próximo dia 18 de maio. Em sentido inverso, a maioria dos inquiridos (63,1%) considera que o resultado das recentes eleições na Madeira não vai influenciar o resultado eleitoral.



Portugueses preocupados com problemas reais
Saúde, habitação e educação são as três principais preocupações dos portugueses, logo seguido da inflação e custo de vida. Insegurança e imigração no fundo da tabela.

Quando questionados sobre quais são os 10 mais importantes problemas do país, as respostas dos inquiridos parecem mostrar que existe um afastamento entre as prioridades do discurso político e aquelas que são as principais preocupações da população. Mais do que as razões que levaram à crise política, os casos de corrupção ou a insegurança e a imigração, os inquiridos na sondagem da Consulmark para o Nascer do Sol e a Euronews estão principalmente preocupados com temas que lhes dizem diretamente respeito: saúde, habitação, educação e custo de vida. O acesso a cuidados de saúde e o estado do Serviço Nacional de Saúde é, de longe, o tema que mais preocupa os portugueses (49,6%). No segundo lugar está o acesso à habitação (39,3%), mais especificamente o aumento das taxas de juro e o custo das rendas. 22,8% dos inquiridos dizem estar sobretudo preocupados com a Educação/Ensino, enquanto que 19% responderam que a inflação e o custo de vida é o principal problema do país. Em relação à sondagem de março, estes quatro temas subiram nas preocupações dos portugueses, ao contrário da crise política e do caso Spinumviva: só 13,7% a indicaram como um tema importante. Um valor próximo daqueles que estão preocupados com a corrupção (12%), a imigração (11,1%) e a insegurança (10,3%).


Presidenciais Gouveia e Melo esmagador
Mesmo sem ter declarado abertamente que é candidato à Presidência da República, o Almirante Henrique Gouveia e Melo reúne a preferência dos inquiridos para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa. O antigo Chefe de Estado Maior da Armada reúne 36,9% das intenções de voto dos inquiridos pela sondagem da Consulmark2 para o Nascer do Sol e a Euronews. Em segundo lugar, a quase 20 pontos percentuais de distância segue Luís Marques Mendes. O antigo comentador e ex-líder do PSD, que já apresentou a sua candidatura, reúne para já 17,2% das intenções de voto. A percentagem de indecisos atinge os 15,1%. Apesar de não ter recolhido o apoio do Partido Socialista ou de ter apresentado oficialmente a sua candidatura, António José Seguro surge em terceiro lugar na sondagem, com 8,1% dos votos, seguido de Paulo Portas, com 5,8% e André Ventura com 4,5%.

Ficha Técnica
Estudo de opinião sobre a atual situação social e política em Portugal, realizada pela Consulmark2, Estudos de Mercado e Trabalho de Campo, Lda para o jornal Nascer do SOL/Euronews.
Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas pelas variáveis sexo, idade e região, com base nos Censos 2021. A amostra teve 583 entrevistas efetivas: 285 homens e 298 mulheres; 89 entre os 18 e os 34 anos, 326 entre os 35 e os 64 anos e 168 para os 65 e mais anos; Norte 189, Centro 75, Oeste e Vale do Tejo 46, Grande Lisboa 126, Península de Setúbal 52, Alentejo 32, Algarve 31, R. A. Açores 16 e R. A. Madeira 16.
Técnica: Entrevistas telefónicas (CATI).
Datas de realização do Trabalho de Campo: Decorreu entre 27 de março e 3 de abril de 2025.
Taxa de resposta: 54,9%.
Erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%: + 4,0%.
Responsabilidade do estudo: Consulmark2, Estudos de Mercado e Trabalho de Campo, Lda, sob a direção técnica de José Constantino Costa.
Em “O VOTO”, a percentagem de Ns/Nr/Recusas distribuída aritmeticamente é de 21,4%.