Os concursos de apoio financeiro ao cinema e audiovisual de 2025 abriram esta terça-feira com uma dotação de 30,6 milhões de euros. O valor representa uma subida de 950 mil euros face a 2024.
Na página oficial, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) detalha os montantes disponíveis para cada um dos programas nas áreas do cinema e audiovisual. Estas incluem escrita, produção, distribuição, exibição, realização de festivais, promoção internacional e os protocolos de coprodução.
Na distribuição de verbas entre os subprogramas de financiamento, o de novos talentos e primeiras obras em longa-metragem de ficção mantém o montante de 3,9 milhões de euros.
O programa geral de cinema totaliza 16,2 milhões de euros, com mais cerca de 1,3 milhões de euros do que em 2024. O programa de apoio ao audiovisual e multimédia também mantém os mesmos 7,6 milhões de euros.
O programa de apoio à internacionalização tem este ano 1,1 milhões de euros, ou seja, menos 620 mil euros face a 2024, porque um dos subprogramas de divulgação e promoção internacional para associações do setor é bienal.
O calendário dos concursos é anunciado pelo ICA no mesmo dia em que o Governo publica em Diário da República a portaria que autoriza aquele instituto a repartir os 30,6 milhões de euros para os contratos a celebrar no âmbito dos apoios entre 2025 e 2030.