Regresso da chuva e descida da temperatura previstas para os próximos dias

Meteorologista alerta para a chegada de poeiras vindas do Norte de África.

A partir de quinta-feira, Portugal continental vai registar o regresso da chuva e uma descida significativa das temperaturas máximas entre 4 a 8 graus Celsius.

A chuva vai regressar a Portugal continental já na quinta-feira, prevendo-se também uma descida significativa das temperaturas máximas nos próximos dias.

“A partir de hoje [quarta-feira] vamos começar a notar um aumento de nebulosidade com nuvens médias e altas com o céu a ficar temporariamente opaco, aliás obscurecido, o céu sem aparecer principalmente nas regiões centro e sul e há uma possibilidade muito baixa de aguaceiros dispersos no centro e sul”, disse a meteorologista Maria João Frada, citada pela agência Lusa.

A meteorologista alertou ainda para a presença de poeiras vindas do Norte de África, em especial nas regiões Centro e Sul, já a partir de hoje, mas com maior impacto na quinta e sexta-feira.

“Em relação à precipitação, a partir de amanhã [quinta-feira] é mais provável a situação de chuva ou aguaceiros logo de madrugada na região sul e depois vai-se estender à região centro. O norte é a região mais salvaguardada desta precipitação”, explicou Maria João Frada, acrescentando que na sexta-feira todo o território continental será afetado por períodos de chuva ou aguaceiros, em alguns casos acompanhados de trovoada.

Este cenário, segundo a meteorologista, deve manter-se até domingo. Quanto às temperaturas, prevê-se uma descida significativa, mas notória a a partir de sexta-feira.

“No dia 11, a descida vai ser em todo o território, descidas essas que poderão ser da ordem de 6, 7 a 8 graus. Até lá vamos continuar com máximas acima da média”.

De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas deverão variar entre os 24/25 graus e os 28, sendo que litoral norte e centro podem chegar aos 30 graus e nos locais do interior norte e centre entre os 22 e os 24 graus.