Brasileiros cansados de política

Pela conjuntura mundial a economia vai sentir e o povo vai sofrer consequências. Lula mantém o discurso de esquerda que assusta o investidor

Bolsonaro e seus seguidores promoveram manifestação pela anistia política no Rio e a estimativa foi de 20 mil pessoas presentes. No mesmo local, Bolsonaro já levou mais de 500 mil. Na semana passada, as esquerdas fizeram manifestação em São Paulo contra a anistia e não foram dez mil. Já Bolsonaro conseguiu reunir cinquenta mil e sete governadores. Mas no mesmo local já reuniu um milhão.

 A sondagem mais recente apontou que a maioria acha que os envolvidos devem ter alguma punição, mas não o exagero de penas de até 14 anos. O desgaste do Governo e do Presidente Lula se deve ao fato de que a população está mais interessada nos preços dos alimentos e dos serviços e na segurança pública do que em questões políticas. Fora disso, só mesmo a corrupção sensibiliza a opinião pública. 

 Até pela conjuntura mundial a economia vai sentir e o povo vai sofrer consequências. Lula mantém o discurso de esquerda que assusta o investidor. 

VARIEDADES

 • Lula da Silva está preocupado com novas sondagens que apontam para a avaliação negativa de seu governo. A primeira reação foi mandar pagar o salário de Natal dos reformados este mês e no próximo. Isso para agradar os milhões de reformados e aquecer o consumo, pois a economia também mostra fragilidade. Mesmo assim, a economia deve ser afetada pela inflação e a retração nos investimentos sob influência das medidas de Trump 

• O caso do Banco Master reúne fatos curiosos. A instituição, em dificuldades, contratou os serviços jurídicos do escritório da mulher do poderoso ministro Alexandre de Moraes. O banco estatal que estaria comprando o Master é menor e já tinha um mil milhões de euros em papéis de emissão do Master. Seriam quase três mil milhões de euros equivalentes os débitos que o banco teria a honrar até o final do ano. O banco oferecia juros mais elevados do que os demais e muitas entidades públicas adquiriam seus papéis. E tem no Conselho de administração dois ex-ministros de Lula. Na verdade, não seria uma venda, pois o dono deteria mais da metade das ações com direito a voto e receberia trezentos milhões de euros pelos 49 por cento. 

• O jovem que criou o Banco Master, Daniel Vorcaro, tem 41 anos e, fora a instituição, é proprietário de imóveis de dois hotéis Fasano, top no Brasil, tem uma casa de 45 milhões de euros numa praia na Bahia e é vizinho de Messi em Miami, só anda em seu Jato particular. É muito relacionado nas esferas do poder.

• O Rio de Janeiro sempre surpreendendo. Cresce o polo vinícola na região serrana, a cem quilómetros do Rio, que produz vinhos de boa qualidade. E o golfe, que tem na cidade um campo público, vai continuar presente nas Olimpíadas de Chicago. Depois das Olimpíadas de 2016, o esporte cresceu muito no Rio. 

• O Supremo Tribunal, na contramão da opinião pública, limitou a revista nas ‘visitas íntimas’ aos presidiários. A medida foi instituída porque as visitas levavam no corpo drogas e até facas. A revista era semelhante àquela que ocorre nos aeroportos e ninguém reclama.

• O Brazil Journal, site económico de grande sucesso, noticia que estão à venda, em São Paulo, seis apartamentos de cobertura, com mil metros quadrados, com os preços entre 20 e 35 milhões de euros. E o investidor imobiliário de São Paulo voltou a investir em Miami, em apartamentos top, a partir de quatro milhões de euros. Além do Uruguai. 

• A RioBoat é a maior exposição de barcos de recreio da América do Sul. Este ano, na última semana deste mês, vai expor dois iates de alto luxo de personalidades: o de Cristiano Ronaldo e o de Gisele Bündchen.