Expo Osaka 2025 abre ao público

A expetativa é atingir ou superar os 1,4 milhões visitantes do pavilhão português

A Expo Osaka 2025, no Japão, abriu esta domingo as portas ao público, com a participação de 158 países, incluindo Portugal. A previsão é que atraia cerca de 28 milhões de pessoas nos próximos seis meses.

A Expo, que decorre até 13 de outubro, tem como tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas” e deverá atrair cerca de 28 milhões de visitantes, dos quais 3,5 milhões são estrangeiros. Estudos estimam que o impacto económico da exposição mundial alcance entre dois e 2,9 biliões de ienes (cerca de 12,27 a 17,6 mil milhões de euros). 

O valor é uma injeção de dinheiro para a quarta maior economia do mundo, que se debate com a diminuição do consumo interno devido à aceleração da inflação, além do impacto que se teme da guerra comercial tarifária iniciada pelo Presidente dos EUA. 

De acordo com a agência Efe, o evento gerou até agora um interesse modesto entre a população japonesa, depois de uma série de notícias negativas, como os elevados custos ou atrasos na construção de alguns pavilhões nacionais.

A participação portuguesa na exposição tem como tema “Oceano: Diálogo Azul” e conta com o envolvimento de mais de 150 empresas, associações, autarquias e artistas nacionais.

O Pavilhão de Portugal foi projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, vencedor do concurso internacional para o efeito, o que levantou alguma polémica, nomeadamente com críticas da Ordem dos Arquitetos, por não ter sido um português.

A mascote oficial de Portugal na exposição vai chamar-se Umi — que significa oceano em japonês –, um cavalo marinho que, segundo disse em janeiro o primeiro-ministro, Luís Montenegro, é “uma bela escolha para assinalar o elemento que ligou Portugal e o Japão há mais ou menos 500 anos”.

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Ricardo Arroja, afirmou, na semana passada, que “há um mar de oportunidades” que Portugal e o Japão podem desenvolver em conjunto, no âmbito da Expo Osaka.

A comissária-geral de Portugal na exposição, Joana Gomes Cardoso, declarou em janeiro que o investimento global da operação “é de 21 milhões de euros” e que tem a expetativa de atingir ou superar os 1,4 milhões visitantes do pavilhão português.