O Papa, que está a recuperar de problemas de saúde, surgiu de forma inesperada perante os fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano. Francisco marcou presença no final da missa do Domingo de Ramos.
O pontífice, de 88 anos, apareceu numa cadeira de rodas e sem cânulas nasais de oxigénio e saudou os fiéis após a celebração que marcou o início da Semana Santa. “Feliz Domingo de Ramos, feliz Semana Santa”, disse brevemente, no altar central da praça, onde cumprimentou o cardeal argentino Leonardo Sandri, a quem tinha delegado para presidir à missa do Domingo de Ramos.
Francisco deslocou-se entre os fiéis e parou para trocar algumas palavras com um grupo de freiras que lhe transmitiram mensagens de encorajamento. Cumprimentou ainda várias crianças, com as quais demonstrou gestos de cumplicidade, enquanto se ouviam gritos de “Viva o Papa”.
“No final da missa, o Papa Francisco juntou-se aos peregrinos e fiéis na praça e desejou-lhes boa sorte no Domingo de Ramos e no início da Semana Santa”, afirma o Vaticano num comunicado citado pela agência espanhola Efe.
O pontífice, depois, acrescenta o comunicado, no caminho de regresso à Basílica de S. Pedro, “parou em oração diante do túmulo do apóstolo e em frente ao monumento dedicado a Bento XV”.