Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo mantém-se em jogo, mas é fora das quatro linhas que cada vez mais dá que falar. O último investimento do craque português passa pela fundação de um estúdio de cinema, em parceria com o prestigiado produtor britânico Matthew Vaughn. Dos media às clínicas de transplante capilar, do turismo à moda, das porcelanas à água: CR7 soma e segue no mundo dos negócios.
MEDIA
No final do passado mês de março, Cristiano Ronaldo visitou a redação e os estúdios da MediaLivre, empresa proprietária do Correio da Manhã, CMTV, NOW, Negócios, Record, Sábado, entre outros títulos, da qual é um dos principais acionistas desde 2023. «É um ramo completamente diferente no qual investimos, por isso queria muito estar aqui e conhecer de perto todas as pessoas. A televisão sempre foi uma área que eu tinha como objetivo», disse em entrevista ao NOW.
TURISMO
A Pestana CR7 Lifestyle Hotels é uma marca hoteleira criada em 2016 a partir de uma joint venture de 75 milhões de euros entre o Pestana Hotel Group e o grupo empresarial detido por Cristiano Ronaldo.
A marca conta atualmente com cinco unidades hoteleiras: o Pestana CR7 Funchal, na Madeira, o Pestana CR7 Lisboa, o Pestana CR7 Gran Vía Madrid, o Pestana CR7 Times Square, em Nova Iorque, e o Pestana CR7 Marrakech.
SAÚDE CAPILAR
O Grupo Insparya apresenta-se como líder global em saúde e investigação capilar. Fundada em 2019 por Ronaldo e pelo empresário português Paulo Ramos, a Insparya conta com 13 clínicas (Espanha, Itália, Portugal e Omã). «Acredito profundamente na Insparya. Este projeto representa uma parte essencial do meu compromisso com o bem-estar e a saúde das pessoas, e assim continuará», disse o craque num comunicado lançado em dezembro de 2024, em que o grupo anunciava o «encerramento de um ano extraordinário».
ÁGUA
‘Ursu9’ – a marca de água lançada por Ronaldo em 2023 envolveu um investimento de 10 milhões de euros.
À data, no momento da apresentação do projeto, o atleta sublinhou que estava a investir neste negócio devido ao caráter «medicinal» daquela água, com «características que muito poucas águas no mundo podem ter». «Uma água mineral natural com um alto teor alcalino, pH 9, que ajuda a compensar a acidificação do organismo, com vista a recuperar a vitalidade orgânica e a sensação de bem-estar», pode ler-se no site.
REDES SOCIAIS
Nas plataformas digitais, o seu nome é sinónimo de sucesso. Em agosto de 2024 lançou o seu canal no Youtube – ‘UR – Cristiano’ -, que reúne atualmente quase 75 milhões de subscritores. Já no Instagram é a personalidade com a maior comunidade a nível mundial, com 651 milhões de seguidores.
Contas feitas, no total das suas redes sociais, o internacional português já ultrapassou a impressionante marca dos mil milhões de seguidores.
O feito foi alcançado em setembro do último ano, um mês após o lançamento do ‘UR’ ter registado vários recordes.
CINEMA
A carteira de negócios de CR7 voltou a aumentar depois de nos últimos dias ter sido anunciada a parceria entre o português e o realizador britânico Matthew Vaughn, conhecido pelos filmes Kingsman e Kick-Ass, para criar a UR•Marv, um estúdio de cinema que promete romper com o convencional e «adotar tecnologia inovadora, com um toque de tradição». Até ao momento não foram divulgados os valores investidos no negócio.
Segundo os promotores do projeto, os detalhes do primeiro filme vão ser revelados brevemente.
PORCELANAS
Cristiano Ronaldo adquiriu no último verão 30% do capital da Vista Alegre Espanha, através da sua empresa CR7, SA. A concretização do negócio aconteceu dias depois de o jogador ter comprado uma participação de 10% na VAA – Vista Alegre Atlantis -, um investimento avaliado em cerca de 17 milhões de euros.
Segundo o grupo, a entrada de Cristiano Ronaldo «terá um impacto evidente» na promoção das marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro no retalho e na hotelaria.
PADEL
No final do ano passado, Cristiano Ronaldo adquiriu a totalidade do Lisboa Racket Centre, um complexo em Alvalade com courts de ténis, campos de padel e squash. Em 2023, o capitão das Quinas – através de um consórcio formado pela CR7 e pela Lusofinança – já tinha apostado na mesma modalidade com o projeto de construção da Cidade do Padel, no Jamor, em Oeiras.
A obra junto ao Estádio Nacional terá um custo de 5 milhões de euros e deverá estar terminada no início de 2026.
MODA
Fundada em 2013, a marca de roupa interior de Ronaldo, a CR7 underwear, tem vindo a crescer ao longo dos anos. Desde a basic, a fashion e a luxury, o cliente pode escolher a linha que pretende incluindo também as linhas de meias e camisas.
O internacional português tem ainda uma linha de perfumes (CR7 Fragances) e outra de sapatos (CR7 Footwear).
Ronaldo gosta de ser o modelo das suas próprias marcas, algo que também ajuda a aumentar as suas receitas.